UFSM fará memorial fotográfico para Verônica Oliveira

Pâmela Rubin Matge

UFSM fará memorial fotográfico para Verônica Oliveira
Verônica, assassinada em 2019, manteve um alojamento para transexuais e travesti no Bairro Urlândia, região sul de Santa Maria, por cerca de 12 anos. Foto: Germano Rorato (Diário/arquivo)

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em mais uma ação de fortalecimento da implantação da política de gênero, bem como da “Casa Verônica”, a qual propõe o resgate e a preservação da memória da Verônica de Oliveira, lança uma iniciativa colaborativa. É a organização de um memorial fotográfico sobre a trajetória de Verônica.Quem quiser contribuir com registros basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (55) 99159-8978 para a realização de um cadastro com identificação e autorização da divulgação dos materiais. Ainda não há data definida para a conclusão e lançamento oficial do memorial.

Leia mais:

Dia do Orgulho LGBTQIA+: Santa Maria já tem motivos para celebrarDia do Orgulho na visão da população LGBTQIA+ santa-mariense

Trajetória

Verônica Oliveira, conhecida como “Mãe loira”, foi uma mulher transexual e ativista pela causa da população LGBTQIA+. Por cerca de 12 anos, manteve um alojamento no Bairro Urlândia, região sul de Santa Maria, por onde passaram centenas de travestis e transexuais de diferentes cidades do Brasil. Verônica foi assassinada na madrugada de 12 de dezembro de 2019, aos 40 anos.

Casa Verônica

Situada na sala 204, nos fundos da Biblioteca Central da UFSM. A apresentação contou com a presença da vice-reitora, Martha Adaime, e representantes das comunidades acadêmica e externa.

O espaço multiprofissional é um serviço criado pela Política de Igualdade de Gênero da Universidade. Sancionada em novembro de 2021, conforme a Resolução UFSM N. 064, a política busca promover a igualdade de gênero na UFSM por meio de mecanismos institucionais. Por meio dela foi instaurado o Comitê de Igualdade de Gênero, composto por docentes, técnico-administrativos educacionais, discentes e comunidade externa, como representantes de movimentos sociais da cidade.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 400 matrículas de imóveis serão entregues a moradores do Loteamento Km 2 em Santa Maria Anterior

Mais de 400 matrículas de imóveis serão entregues a moradores do Loteamento Km 2 em Santa Maria

Lavanderia sem funcionários começa a operar em Santa Maria Próximo

Lavanderia sem funcionários começa a operar em Santa Maria

Geral