Estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para a 5ª edição do Curso de Extensão Segura, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – programa vinculado ao Colégio Politécnico da universidade. A iniciativa tem como foco a formação de profissionais da educação e estudantes em temas relacionados a gênero e violência contra as mulheres.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O curso oferece 80 vagas, distribuídas entre profissionais da rede municipal (30), estadual (30) e federal de ensino (20), além de estudantes das áreas da saúde, direito ou serviço social. A formação é gratuita, com certificação pela UFSM, e conta com o apoio de diversas instituições parceiras.
Com início previsto para o dia 12 de setembro e término em 21 de novembro de 2025, o curso será realizado em formato híbrido, totalizando 40 horas de duração — sendo 24 horas presenciais e 16 horas a distância. As aulas presenciais acontecerão sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Auditório da Promotoria da Violência Doméstica, localizado no prédio do Ministério Público (Rua Alameda Montevidéu, nº 253, Santa Maria/RS).
Entre os temas que serão abordados ao longo da formação estão:
- Gênero e violências
- Movimentos feministas
- Políticas públicas
- Masculinidades
- Justiça restaurativa
- Comunicação não violenta
- Trabalho em rede intersetorial
A realização do curso integra a implementação da Lei Municipal nº 9460/2022, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra Mulheres e Meninas nas instituições de ensino do município de Santa Maria. Sob coordenação da professora Laura Ferreira Cortes, o curso conta com o apoio do PET Saúde Equidade (UFSM), da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Secretaria Municipal de Educação, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (PREDUCSM) e da Associação do Ministério Público do RS.
As inscrições devem ser feitas pelo link.
Leia também: