Guia de sobrevivência para estudantes

Soluções para o estudante manter uma alimentação saudável (e barata)

"

Lanches, fast food ou congelados prontos? Essa é, na maioria dos casos, a rotina dos estudantes que moram sozinhos (ou com outros estudantes). E por preguiça, falta de tempo ou de afinidade com as panelas, acaba optando por pratos prontos. Estas refeições até podem ser mais práticas, mas muitas vezes detonam a saúde e a dieta de qualquer um.

Foi pensando nos estudantes que todos os anos chegam em Santa Maria que o Diário publicará uma série de reportagens do Guia de Sobrevivência do Estudante.

Sabendo da rotina pesada de quem passa a maior parte do tempo transitando de casa para a faculdade, da faculdade para a biblioteca e da biblioteca para casa, nós separamos algumas dicas de alimentação que são capazes até de aumentar o desempenho e concentração nos estudos. E, melhor ainda: tudo dentro do orçamento que, na maioria das vezes, é apertado. 

1) Cuidados que devemos ter ao congelar os alimentos



A maioria dos alimentos pode ser congelada, mas, de acordo com a nutricionista Maristela Resch Lopes, mestre em Endocrinologia, Metabolismo e Nutrição, alguns não devem passar por este processo pois correm o risco de perderem o sabor, a textura e alguns nutrientes. Conforme Maristela, todo alimento pode ser bem conservado se estiver fresco, em bom estado de conservação, higienizado e embalado adequadamente.

_ Quando congelados, os alimentos tem sua validade aumentada e por este motivo podem ser consumidos com segurança por mais tempo. O armazenamento mal feito pode ocasionar a perda de até 25% de vitaminas como a vitamina A, a vitamina C e o betacaroteno (pró-vitamina A) _ afirma. 

Alimentos industrializados, os prontos ou semi-prontos, não são uma opção saudável e, portanto, devem ser evitados. Eles contêm muito sódio e gorduras que podem causar muitos danos ao organismo e promover uma série de doenças como hipertensão arterial, alterações no colesterol e até mesmo câncer. Por isso, o planejamento, mesmo que tome um pouco de tempo, é fundamental na vida do estudante.

Dá para cozinhar pelo menos uma vez na semana e guardar a comida já cozida em potes e embalagens separadas na geladeira para facilitar. A dica para congelamento de alimentos, em geral, é embalar em saco plástico próprio, retirar o ar e etiquetar com o nome do produto e data do congelamento.

Maristela ainda lembra que, para deixar os pratos montados e facilitar o dia a dia, os alimentos podem ser combinados formando um prato completo como, por exemplo, colocar o arroz, o feijão e a carne na mesma embalagem.


2) Saiba como escolher frutas e verduras no mercado



Quem nunca se deparou com frutas sem suco, legumes murchos e verduras estragadas? Que estes alimentos são fundamentais para uma vida saudável, todos estamos carecas de saber. Mas mais importante do que consumi-las, é saber escolher o produto certo antes de colocar no carrinho. Saber escolher os ali"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bares e casa de festas são fechados após notificação da prefeitura de Santa Maria

Próximo

Cobrador fica ferido após assalto a ônibus em Santa Maria

Geral