lazer

Sol e calor levam santa-marienses para campus da UFSM no primeiro final de semana de reabertura

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

As condições para a reabertura do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não poderiam ser melhores. Neste final de semana, o sol e calor impulsionaram os santa-marienses ao retorno de uma das principais atividade de lazer da cidade. Apesar de a abertura ser apenas para atividades físicas, o público, que precisava apresentar comprovante de vacinação para entrar, também se reuniu em pequenos grupos.

Por volta de 15h, o movimento ainda era tranquilo próximo do bosque em frente ao Planetário. No arco de entrada, contudo, a impressão é de que haveria mais gente circulando pelo campus. Por ser preciso checar o comprovante de vacinação de quem estava nos carros, uma pequena fila de veículos se formou.

Semana será de temperaturas amenas, umidade e pancadas de chuva

Uma das pessoas que foi curtir o domingo na UFSM foi o vendedor Henrique Lopes, 22 anos. Ele é vive em Camobi e, por um ano meio, ficou sem o local de lazer favorito. Quando soube da reabertura, Henrique já chamou os amigos no WhatsApp para combinar o domingo.

- A gente procurava ficar mais em casa. Falta ter um lugar para sair, dar uma espairecida, descansar um pouco. É importante - comenta.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Não foi apenas quem ficou sem ir ao campus que gostou da reabertura. O estudante de Engenharia Florestal Ari Júnior de Oliveira Fernandes, 24 anos, é morador da Casa do Estudante e passou a maior parte deste um ano e meio no campus. Entretanto, sem os visitantes, o local se tornou estranho para ele.

- A impressão é que tinha sido abandonado. O campus sem ninguém dava uma tristeza. O fim de semana colaborou, dias bonitos. Curti bastante - conta.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

AVALIAÇÃO
De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, que visitou o local no sábado e no domingo à tardinha, rever o campus ocupado pela comunidade foi algo emocionante. Para ele, a comunidade manteve o zelo pelo espaço público.

- Todos os relatos que nós temos são positivos. Para nós, é importante ver o espaço ocupado com atividades esportivas, é emocionante ver como as crianças brincando enchem esse espaço de vida, de cor e de muita energia positiva. Óbvio que continuaremos com todos os cuidados necessários, com vacina, máscara, distanciamento. Mas os indicadores apontam essa colaboração de todos - avalia.

O pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, ressalta a importância da retomada das visitas ao campus:

- O campus da UFSM é um equipamento cultural à disposição da comunidade. Com os devidos protocolos sanitários observados, esta reabertura dentro da normalidade possível traz um grande ganho de qualidade de vida à toda a população.  

REGRAS
Para acessar o espaço, maiores de 18 anos devem apresentar carteirinha de vacinação, papel ou digital. O acesso é liberado para visitantes, trabalhadores do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e para professores e servidores que cumpram jornada de trabalho no final de semana.

A recomendação da UFSM é que menores de 18 anos, não vacinados, não acessem o campus. Cartazes e faixas sinalizavam para a necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1º Circuito Busking reúne músicos de rua no Largo da Locomotiva Anterior

1º Circuito Busking reúne músicos de rua no Largo da Locomotiva

Próximo

Semana será de temperaturas amenas, umidade e pancadas de chuva

Geral