direitos humanos

Situação de moradores de rua é pauta de audiência pública na Câmara

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gustavo Martinez (Diário)

Aconteceu nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, audiência pública para debater a situação dos moradores de rua de Santa Maria. A audiência foi convocada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e presidida pela titular da comissão, vereadora Marina Callegaro (PT). Na bancada estavam também o vereador Rudys (MDB), o secretário de desenvolvimento social João Chaves, a secretaria adjunta da saúde Ana Paula Seerig e, representando o gabinete do prefeito, Leonardo Cortez.

Nas galerias estavam representantes de diversas organizações que atuam no auxilio às pessoas em situação de rua - que também realizaram falas no púlpito. A audiência expôs o trabalho realizado pela CCDH durante o ano.

Duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto entra na reta final

- É o encerramento de muito trabalho que foi desenvolvido pela comissão em parceria com o executivo - resumiu a vereadora Marina, que também afirmou que com a pandemia aumentou o número de pessoas que tiveram como única alternativa morar na rua.

As secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde e o gabinete do prefeito também apresentaram os trabalhos realizados durante 2021 para os moradores de rua. Foram citados dados de que Santa Maria teria cerca de 140 moradores de rua com base em dados do governo federal a partir do Cadastro Único - informação que gerou protestos do público, pois seria inferior ao número real - e que as casas de passagem na cidade contam com 80 vagas.

1º Festival da Ousadia ocorre neste domingo com atrações locais e nacionais

O episódio do morador de rua que foi expulso do local onde vivia pela Guarda Municipal foi trazido a tona pelo vereador Rudys, que exigiu explicações do Executivo. O representante do gabinete do prefeito explicou que a atitude da Guarda é investigada e afirmou que o morador de rua foi acolhido e foi visitado por um psiquiatra, além de ter recebido materiais para trabalhar durante o dia.

Ao final, foi encaminhada proposta para a criação de um grupo de trabalho para organizar um comitê permanente para tratar de assuntos relativos à população de rua.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Natal em Santa Maria: confira a programação deste final de semana nos shoppings da cidade

Próximo

Duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto entra na reta final

Geral