faltam 14 dias

Segunda lista sorteia 88 jurados para o caso Kiss

O segundo sorteio de jurados que vão participar do júri do Caso Kiss ocorreu na tarde desta quarta-feira. Foram listados 88 nomes. Faltam 14 dias para o júri começar.

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

O processo foi conduzido pelo juiz Orlando Faccini Neto na sala de audiências do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri da Capital, no Foro Central I. Representantes dos réus e do Ministério Público acompanharam o sorteio.

MP diz ter provas efetivas para condenação e prisão dos quatro réus do Caso Kiss

Ao todo, foram sorteados 88 nomes. O objetivo é estabelecer um número de 150 jurados para que haja quórum suficiente para compor o Conselho de Sentença, integrado por sete pessoas.

Do primeiro sorteio, que ocorreu em 3 de novembro, saíram 151 nomes. Dessas, 32 pessoas foram intimadas, mas pediram dispensa, deferida pelo magistrado. Com outras 47 pessoas, o mandado deu negativo, e 10 pessoas já haviam sido juradas no ano passado, motivo pelo qual foram excluídas da lista. Um novo sorteio ainda será realizado em 24 de novembro.

Reconstituição virtual da boate feita pela UFSM será usada no júri da Kiss

No primeiro dia do julgamento, os sorteados deverão comparecer ao Foro Central I. Dessa lista, serão escolhidos por meio de novo sorteio 25 nomes, dentre os quais, sete serão indicados para integrar o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri. Os jurados são os representantes da sociedade que decidem sobre o caso em análise. O voto é secreto e a sua decisão é soberana.

O CASO
O incêndio ocorreu em 27 de janeiro de 2013,em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas. O julgamento do processo foi transferido para a Comarca da Capital, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o desaforamento (transferência de cidade) foi concedido a três dos quatro réus - Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público, o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.

No processo criminal, os empresários e sócios da Kiss, Elissandro e Mauro, e os integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, o músico Marcelo, e o roadie (encarregado pela troca de instrumentos) Luciano , respondem por homicídio simples (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Anterior

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Próximo

Há 20 anos não fazia tanto frio em novembro em Santa Maria

Geral