Secretaria Estadual de Saúde divulga orientação sobre dose de reforço de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Redação do Diário

Secretaria Estadual de Saúde divulga orientação sobre dose de reforço de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos
Após pactuar com a representação dos municípios na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou orientações sobre a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos.

Atualmente, cerca de 460 mil crianças na faixa etária de cinco a 11 anos estão com o intervalo mínimo de quatro meses desde a segunda dose no Rio Grande do Sul. Outras 30 mil completaram o esquema primário e ainda precisam aguardar o prazo para o primeiro reforço.

Orientação

Apesar de liberada pelo Ministério da Saúde no final do ano, não houve até o momento o envio de novos lotes correspondentes a esse público. Por isso, a recomendação aos municípios é que façam uma mobilização para atender crianças com a segunda dose, respeitando o intervalo de quatro meses e, a partir disso, a aplicação da dose de reforço, otimizando o número de doses por frasco, sem prejuízo de descarte.

A imunização complementar deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer. Nesta semana, a secretaria distribui 28.430 doses estocadas. A quantidade, neste momento, é a que a SES tem disponível para as segundas doses e doses de reforço. Ainda não há previsão de novas remessas de vacinas para o Estado.

Aumento da proteção

A orientação considera os estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar. De acordo com o Ministério da Saúde, para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose de reforço.

No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após o recebimento. Para a imunização complementar, as crianças, que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve receber a vacina pediátrica da Pfizer. O reforço desta marca também se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.

*com informações da SES

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola no Bairro Tomazetti está 12,5% concluída e deve ser entregue à comunidade em agosto Anterior

Escola no Bairro Tomazetti está 12,5% concluída e deve ser entregue à comunidade em agosto

Com visto prestes a expirar, Bolsonaro diz que voltará ao Brasil antes do esperado Próximo

Com visto prestes a expirar, Bolsonaro diz que voltará ao Brasil antes do esperado

Geral