Santa Maria tem oito representantes entre os vencedores do 45º Concurso Literário Felippe D’Oliveira

Leandra Cruber

Santa Maria tem oito representantes entre os vencedores do 45º Concurso Literário Felippe D’Oliveira
O concurso literário leva o nome do poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira. Na Praça Saldanha Marinho, um busto também presta homenagem ao escritor.

Nesta semana, os trabalhos vencedores do 45º Concurso Literário Felippe D’Oliveira foram divulgados. A iniciativa é promovida pela prefeitura de Santa Maria junto a secretaria de Cultura do município e homenageia a memória do poeta santa-mariense. Entre os vencedores das categorias Poesia, Conto e Crônica, Santa Maria teve oito representantes.

Há 45 anos, o concurso tem como objetivo estimular novas produções literárias, como poesias, contos e crônicas e extrapola os limites de Santa Maria, já que podem se inscrever candidatos de todo Brasil, residentes no país ou no exterior. 

Nesta edição, foram 244 textos inscritos no concurso de representantes de 19 estados brasileiros e até de Portugal. Os textos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por nove integrantes da cidade.

Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a o concurso já pode ser considerado como um dos legados culturais de Santa Maria: 

– Ficamos muito felizes por ver uma participação expressiva de escritores de Santa Maria, além da participação de estados brasileiros e uma inscrição de Portugal. É com este tipo de incentivo que estimulamos a produção literária, local e nacional, e é gratificante acompanharmos o resultado, que teve uma qualidade excepcional do material.

Leia também:

Cacequi vai ser cenário de filme com artistas nacionaisÚltimos dias para se inscrever no edital de Ocupação do Theatro Treze de MaioEspetáculo de grupo santa-mariense recebe três prêmios em festival de teatro do Rio Grande do Sul

Além de valorizar as produções de apaixonados por literatura que já participam do concurso, como o produtor cultural Atílio Alencar que, em 2021, foi agraciado com o Prêmio de Incentivo Local pela crônica “Retrato de um índio vago”, e neste ano receberá o Prêmio Cidade de Santa Maria pela poesia “Amores Mínimos”, o concurso também revela novos talentos. Nesta edição, o estudante de Engenharia Química Lorenzo Zanon Veleda, por exemplo, foi o destaque com menção honrosa e Prêmio Cidade de Santa Maria pela crônica “Um Mate Doce”. 

A servidora pública da UFSM, Gabriela Lagemann, inscreveu a crônica “Toda Mulher Tem Um Jeito Diferente de Fechar o Sutiã” e ficou em primeiro lugar na mesma categoria. É a segunda vez que Gabriela participa do concurso e a primeira que protagoniza a lista dos textos vencedores. Na crônica, ela narra a ida de uma personagem fictícia a ginecologista com ironia, comicidade e naturalidade.  

– Fiquei surpresa e muito feliz porque foram dezenas de pessoas de todo Brasil que se inscreveram. Na crônica que escrevi, as mulheres conseguem se ver na personagem que tem 30 e poucos anos e fala sobre a sala de espera da consulta ginecológica. Ela fala sobre a criança que fica encarando, o canal sensacionalista que está ligado na TV e outras situações ácidas desse momento. Foi muito divertido escrever e é um espelho do que sou – brinca Gabriela. 

Em 24 de agosto ocorre a cerimônia de entrega das premiações, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A solenidade será às 17h, no plenário da Casa.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem projeto de revitalização, Parque da Jockey está vandalizado, inseguro e ocupado por moradias irregulares Anterior

Sem projeto de revitalização, Parque da Jockey está vandalizado, inseguro e ocupado por moradias irregulares

Persona agora também está na TV Próximo

Persona agora também está na TV

Geral