Santa Maria sediará o 1º Festival Internacional LGBTQIA+ de Vôlei

Gilson Alves

Santa Maria sediará o 1º Festival Internacional LGBTQIA+ de Vôlei
Tifanny Abreu, primeira mulher trans do esporte profissional do Brasil, joga no Osasco, é a madrinha do evento e estará na cidade. Foto: Osasco Voleibol (Divulgação)

Santa Maria será sede, de 3 a 5 de junho, do Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol. O evento será realizado nas quadras do Centro Desportivo Municipal (CDM).As inscrições estão abertas até o próximo dia 20. As equipes precisam contar com, no mínimo oito atletas e, no máximo 14. Dois destes jogadores podem ser heterossexuais, comprovando que o intuito é justamente tratar todos de forma igual.O destaque será a presença da jogadora Tifanny Abreu, do Osasco Voleibol, primeira mulher trans do esporte profissional do Brasil, que será a madrinha da competição.Ela gravou um vídeo em uma rede social convidando o público que gosta de voleibol para prestigiar o festival.– Convido o público LGBTQIA+ e os amantes do voleibol para acompanharem o evento inédito, que irá ocorrer em Santa Maria. Para mim é gratificante ser a madrinha em um evento tão simbólico e representativo como esse – afirma Tifanny.O criador e organizador do festival é o professor Jean-Pierre Chagas Avila.– A ideia foi minha, a partir da avaliação de que Santa Maria é carente de um evento esportivo inclusivo e representativo do público LGBTQIA+. Os principais responsáveis são o vereador Rudys, a ONG Igualdade, da Marquita Quevedo, e eu – comenta Avila.

Inclusão

Avila destaca o quanto o evento é inovador e representativo.– Penso que o esporte, no caso, o voleibol, tem a obrigação de acolher, principalmente o público que é estigmatizado e afastado. Não há mais espaço para preconceito, para homofobia, transfobia – complementa o professor.A estimativa é que oito equipes se inscrevam no torneio. Os jogos se iniciam na sexta-feira e a abertura oficial está marcado para o sábado, às 15h.Mais informações sobre a competição, podem ser obtidas pelo telefone (55) 99113-3023.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de racismo na UFSM Anterior

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de racismo na UFSM

Feiras de orgânicos são alternativas para quem busca uma alimentação saudável Próximo

Feiras de orgânicos são alternativas para quem busca uma alimentação saudável

Geral