Santa Maria já alcança marca de 15 homicídios em 2023

Maurício Barbosa

Santa Maria já alcança marca de 15 homicídios em 2023
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou um corpo carbonizado e com as mãos amarradas, na BR-287, em Santa Maria. A PRF isolou parte da pista, aproximadamente a 500 metros da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Foto: PRF (divulgação)

Com oito homicídios, o terceiro mês de 2023 já alcançou a marca de março de 2022. Em um único mês, já morreram mais pessoas vítimas da violência do que janeiro e fevereiro que, juntos, somaram sete assassinatos.

Neste primeiro trimestre, até a tarde da última segunda-feira (27), o município já alcançava a marca de 15 assassinatos, enquanto que em 2022, foram 20 execuções nesta mesma época. Os números servem de alerta para o crescimento da violência. A exemplo de 2022, Santa Maria pode estar se encaminhando para repetir o balanço do ano passado, quando 70 pessoas foram mortas na cidade – foi o ano mais violento da história, igualando-se apenas a 2017.

Mesmo diante de tantos homicídios, o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, afirma que os índices de elucidação da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) são muito bons e que o trabalho da instituição vem sendo feito. Para ele, é necessário fazer uma interpretação dos números da violência na cidade.

A criminalidade em 2022 foi impulsionada pela chegada das facções criminosas ao município, ao tráfico de drogas e brigas decorrentes do sistema prisional, destaca o delegado.

– Pessoas ingressando no mundo da criminalidade, entrando em conflito, e tentando ganhar espaço para traficância, não pagando contas, não cumprindo com os combinados, enfim, verdadeiras brigas em busca de mercado, de espaço e também acertos de contas. Isso proporcionou os homicídios no ano passado. Este ano, estamos com cinco homicídios a menos no primeiro trimestre até o momento. Já é uma redução – afirma Meinerz.

No caso das tentativas de assassinato, houve queda de 30% neste ano, em comparação com o primeiro trimestre de 2022. O total passou de 44 para 27.

– Existe uma redução neste cenário dos crimes violentos, letais e intencionais. Estamos trabalhando fortemente para prender as pessoas que se envolvem nesses delitos, ou seja, tirá-las de circulação para que elas respondam pelo que fizeram, para que não continuem a fazer o que estão fazendo, ou seja, matando desafetos, e também para que não sejam as próximas vítimas. Isso é uma questão de estratégia da atuação policial por se tratar de um crime grave, por se tratar de crime hediondo, com motivação grave, motivação criminosa – observa o delegado regional.

Brigada Militar

Para o major Rogério Glanzel Alves, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), a redução nos homicídios até agora aponta que as forças de segurança, de forma integrada, estão trabalhando eficientemente. Segundo ele, a Brigada Militar tem realizado diariamente operações nas regiões de risco e já prendeu um suspeito em flagrante e dois indivíduos por mandado judicial por envolvimentos nos últimos homicídios. Também foi apreendido um veículo que constava como roubado e que teria sido utilizado nos últimos crimes contra a vida.

– Neste período, foram cumpridos 64 mandados de prisão, entre eles, presos que possuem autoria ou participação em diversos homicídios.

O trabalho de inteligência e operações prosseguirão durante o todo o ano, e nossa expectativa é de redução no número de homicídios, como já vem ocorrendo – informa o major.

Violência em alta

Os assassinatos em Santa Maria:

2022

Janeiro: 4

Fevereiro: 8

Março: 8

Total do trimestre: 19

2023

Janeiro: 4

Fevereiro: 3

Março: 8

Total do trimestre: 15

As vítimas da violência neste ano:

Janeiro

1 – Ângelo da Silva, 43 anos

2 – Cleberson Guilherme Carvalho Ferreira, 16 anos

3 – Yuri Vargas da Silva, 24 anos

4 – Corpo carbonizado, ainda sem identificação

Fevereiro

5 – Marcelo Quevedo de Paula, 32 anos

6 – Neimar da Silva Trindade, 36 anos

7 – Henrique da Cunha Borowsky, 37 anos

Março

8 – Daniel Silveira dos Santos, 21 anos

9 – André Fernando Trindade Alves, 41 anos

10 – Maurício Courtois Marques, 31 anos

11 – Jean Cristofer Carvalho dos Santos, 22 anos

12 – Ester Gonçalves dos Santos, 22 anos

13 – Anderson Santos dos Santos, 32 anos

14 – Valdenir Machado Moraes, 55 anos

15 – Leonardo dos Santos Padilha, 19 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PF realiza ação contra filha e padastro que sacavam benefícios sociais de homem morto Anterior

PF realiza ação contra filha e padastro que sacavam benefícios sociais de homem morto

Torcedor que invadiu o campo com menina no colo diz à polícia ter agido para proteger a filha Próximo

Torcedor que invadiu o campo com menina no colo diz à polícia ter agido para proteger a filha

Geral