Publicação

Santa Maria e suas potencialidades; Anuário do Grupo Diário é lançado nesta quinta-feira

Santa Maria e suas potencialidades; Anuário do Grupo Diário é lançado nesta quinta-feira

Fotos: Nathália Schneider

Na noite desta quinta-feira (27), o Grupo Diário lança o Anuário Santa Maria, uma publicação impressa que apresentará a cidade a quem vem de fora ou para quem quer levar para o mundo um compilado sobre a nossa terra. Em mais de 150 páginas temos dados atualizados, ilustrados pelos cenários característicos do município, e as potências que o destaca na região central. Representantes de diversas entidades estiveram na sede do Diário para conhecer o documento bilíngue que levará Santa Maria a mais lugares.

O anuário produzido pelo GrupoDiário apresenta história, potencialidades, cultura, educação, turismo, saúde, economia, e amor pelas pessoas. Este é o destaque do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB).

– O anuário sintetiza o amor que todos nós temos por Santa Maria, esta cidade que tem tantas potencialidades. Eu me lembro que já fui em França, Alemanha e outra vez em Portugal, e cada lugar que eu ia falavam em Boate Kiss. Santa Maria não é isto. Não vamos esquecer o que aconteceu, mas somos as pessoas desta cidade, que a amam, assim como eu.


Potencialidade

Livro do ano, nas palavras do gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi – um anuário, nada mais é do que um registro histórico do momento atual de uma cidade. Uma radiografia socioeconômica, que busca atender uma demanda da cidade.

– Este é um trabalho de muitas mãos, é um olhar todo especial para Santa Maria com fotos bonitas, coloridas e atuais da cidade. O Diário, por vezes, tem que levantar problemas da cidade, pontos a se melhoras. Mas, quem ler o material vai observar que foi pensado para valorizar o que se produz e os potenciais de Santa Maria, o que temos de melhor – explica De Grandi.

O documento que retrata Santa Maria também é reflexo da união entre as entidades que estão à frente de segmentos da economia, como lembra o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco:

– Prosperar é difícil, mas com uma imprensa e o elo entre os atores, comunidade, entidades e poder público, todos unidos e imbuidos dos mesmos objetivos, que é melhorar, crescer, desenvolver nossa sociedade, iremos em um curto espaço de tempo aproveitar os efeitos positivos. E entre as entidades isto já vem acontecendo.



Resgate da história

Para Dr. Walter Priesnitz, presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Maria (Sindomed), as páginas do Anuário remete a uma figura importante para Santa Maria, o fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho. Se folhado até a 62, encontrará a imagem do próprio.

– Nós temos aqui dentro (do anuário) um marco da cidade, dr. Mariano. Isto é um resgate do pensamento do professor Mariano. Este homem via longe, e vocês, ou melhor, nós estamos conseguindo resgatar isso. Este material é essencial para resgatar a ideia e ideologia de Santa Maria – rememora Priesnitz.

Trabalho que teve início com Mariano, e, hoje, é uma das referências de Santa Maria. A UFSM corrobora para o título de polo universitário. O trabalho contínuo e essencial é ampliar o dialogo da instituição com a comunidade, este é o que destaque do Reitor da instituição, Luciano Schuch:

– Este material, que vai ser usado para apresentar Santa Maria pelo Brasil e mundo, representa nós conectados com a cidade e região.


Em todos os espaços

O anuário é uma publicação bilíngue, com textos em português e inglês, projetando o alcance para fora das fronteiras do Brasil. A distribuição do Anuário Santa Maria 2023 será dirigida a entidades, associações comerciais, órgãos públicos, escolas e universidades, profissionais liberais e formadores de opinião, dentro e fora do país, com circulação abrangendo o Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília.

Representantes do grupo Diário receberam diversas autoridades no lançamento do Anuário. Além dos já citados, compareceram o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM), Marcio Rabelo, presidente da Sindilojas, Ademir José da Costa, os vereadores Pablo Pacheco (PP) e Tubias Calil (MDB), e representantes de outras instituições.


  • Publicação – Anuário Santa Maria 202
  • Número de páginas – 158
  • Como adquirir – Distribuição dirigida. Interessados devem entrar em contato com a central de relacionamento do Grupo Diário pelo (55) 3213-7272

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“A crise hídrica não é um fenômeno natural, está ligada com a ação humana”, diz professor da Universidade Franciscana em seminário do Comitê Pelo Meio Ambiente Anterior

“A crise hídrica não é um fenômeno natural, está ligada com a ação humana”, diz professor da Universidade Franciscana em seminário do Comitê Pelo Meio Ambiente

Jovem com Transtorno do Espectro Autista irá participar de exposição de ferromodelismo em Restinga Sêca Próximo

Jovem com Transtorno do Espectro Autista irá participar de exposição de ferromodelismo em Restinga Sêca

Geral