Foto: Vinicius Becker (Diário)
O número de multas de trânsito aplicadas em Santa Maria aumentou no primeiro semestre de 2025, totalizando 27.698 notificações de janeiro a junho. O volume representa uma alta de 4,4% em comparação com as 26.514 infrações registradas no mesmo período de 2024. Os dados, obtidos junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), mostram que, apesar do crescimento, o número atual é 33,5% menor que o apurado no primeiro semestre de 2023, quando 41.686 motoristas foram multados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A fiscalização eletrônica é o principal meio de autuação na cidade. Cerca de 80% de todas as infrações, o que corresponde a 22.265 multas, foram registradas pelos nove principais corredores viários monitorados por pardais no primeiro semestre deste ano.
A Avenida Walter Jobim lidera o ranking de autuações, com 6.093 notificações nos primeiros seis meses do ano, uma média de 33 multas por dia. Em segundo lugar está a Avenida Nossa Senhora Medianeira, que, somando os três pontos de fiscalização, totalizou 5.212 notificações. A Avenida Hélvio Basso ocupa a terceira posição, com 3.868 multas.
Ranking de multas por pardais no 1º semestre de 2025:

- Avenida Walter Jobim: 6.093
- Avenida Nossa Senhora Medianeira (soma de 3 pontos): 5.212
- Avenida Hélvio Basso: 3.868
- Avenida Presidente Vargas: 2.303
- Avenida João Luiz Pozzobon: 2.156
- Avenida Rio Branco: 1.561
- Rua do Acampamento: 1.072
A queda expressiva no número de multas quando se compara 2025 com o recorde de 2023 é explicada, em parte, por uma mudança tecnológica em um ponto específico da cidade. Segundo o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani, a substituição de um controlador por um redutor de velocidade na Avenida João Luiz Pozzobon teve impacto direto nos números. O redutor possui um placar que exibe a velocidade do veículo em tempo real, alertando o condutor.

– A partir do momento em que foi trocado de controlador para redutor, houve essa queda nas autuações, porque o próprio condutor, quando está vindo, já enxerga a velocidade e, obrigatoriamente, acaba se conscientizando e reduzindo a velocidade – explica.
Com a liderança da Avenida Walter Jobim no ranking de autuações, a superintendência avalia o cenário da via.
– Isso já chamou a atenção. Temos que fazer uma análise mais precisa no local para ver se está acontecendo a mesma situação que vinha acontecendo na João Luiz Pozzobon, para ver se continua a ser com um controlador ou se teria que ver a possibilidade de colocar um redutor de velocidade no local. Inclusive, as nossas equipes já estão mais próximas ao local para poder tentar identificar o que que vem acontecendo – afirma o superintendente.
Paralelamente à fiscalização eletrônica, a Superintendência de Trânsito realiza ações educativas como palestras em escolas e empresas.
– A conscientização dos condutores em prol da segurança é bem importante. Às vezes, aquela olhada rapidinha no celular, o barulhinho do WhatsApp que tocou, acaba, na questão de segundos, por causar um sinistro que poderia ser evitado – conclui.