Foto: Beto Albert (Diário)
Santa Maria registra acumulados na casa dos 199 milímetros em cinco dias de chuva. Desde o último sábado (24), chove de forma constante no Rio Grande do Sul, inclusive na Região Central. Com o passar das horas, a umidade tem dado espaço ao frio, que deve se intensificar ainda mais nas próximas horas. De acordo com a BaroClima Meteorologia, a temperatura chegou na casa dos 8°C na tarde desta quarta-feira (28) na Estação do Bairro Perpétuo Socorro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, a quarta iniciou com 16°C e deve encerrar com frio intenso. Por volta das 14h30min, a sensação térmica era de 6°C no município.
Acumulados de chuva desde sábado até quarta em Santa Maria:
- Tecnoparque: 199mm
- João Goulart: 194mm
- Perpétuo Socorro: 187mm
- Camobi - Novo Horizonte: 163mm
- Lorenzi: 153mm
- Camobi - INMET: 135mm
Mínimas registradas às 17h30min desta quarta-feira:
- Tecnoparque: 8,3°C
- Perpétuo Socorro: 8,7°C
- Camobi Novo Horizonte: 8,9°C
- Camobi INMET: 8,9°C
Verardo reforça que a instabilidade deve permanecer ao longo da noite desta quarta, que cessará no amanhecer de quinta-feira (29): com muitas nuvens no céu e baixas temperaturas.
– No período da noite, ainda deve seguir chovendo. A quinta-feira (29) deve iniciar com mínima de 5°C a 6°C e máxima de 13°C. O dia promete ser gelado e com pouca amplitude térmica. Céu deve estar coberto por muitas nuvens e o sol deve aparecer pela tarde – afirma.
O restante da semana, conforme Verardo, deve permanecer gelado e sem previsão de chuva. Segundo ele, não está descartada a possibilidade de geada no amanhecer de sábado (31).
Confira as mínimas e máximas previstas:

Consequências da chuva em Santa Maria
De acordo com informações da prefeitura, Santa Maria registrou seis avisos da Defesa Civil de cor amarela, ou seja, risco moderado, em função das chuvas no município.
Além disso, informou que segue o bloqueio na via entre a segunda e a quarta ponte da localidade de Arroio Lobato, no distrito de Arroio Grande, devido à elevação do nível do Arroio Grande. Até o momento, nenhuma família precisou sair das residências nesta localidade. A situação deve ser normalizada assim que a chuva parar e o nível do rio baixar.
A Estrada Cirineu Rocha, que dá acesso à Escola Municipal José Paim, no distrito de São Valentim, segue com acúmulo de água em vários trechos, dificultando a trafegabilidade. O tráfego será restabelecido após baixar o nível da água.
Após vistoria nas estradas que compõem o itinerário do transporte escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, foi decidido manter a suspensão das atividades letivas na instituição nesta quinta-feira (29). Uma nova vistoria no percurso será feita nesta quinta para análise sobre a retomada das aulas a partir de sexta-feira (30).
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Defesa Civil seguem monitorando a situação nos dois distritos.
Situação nas demais cidades gaúchas
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na tarde desta quarta-feira, 17 municípios registraram algum tipo de dano por causa das chuvas. Na região, somente São Vicente do Sul consta na lista. Confira:
Alegrete
Há famílias desabrigadas e desalojadas a partir da elevação do Rio Ibirapuitã. Órgãos municipais mobilizados para operacionalizar o Plano de Contingência para a retirada das famílias, além do monitoramento do rio. Até o momento, segundo a Defesa Civil Estadual, há 120 desabrigados e 260 desalojados.
Arroio do Meio
Deslizamento de solo e rochas foram registrados no município.
Caraá
Ruas do município ficaram alagadas por causa das chuvas.
Encantado
Há registro de interdição de ponte, aguardando águas baixarem.
Estrela
Segundo a Defesa Civil Estadual, o município reportou inundações do Arroio Boa Vista, danificando pontilhão de acesso pelo interior.
Pejuçara
Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil informa interdição preventiva de uma ponte.
Quaraí
Reportou duas pessoas desabrigadas, cinco desalojadas e sete outros afetados. Há alerta para inundação do Rio Quaraí, com risco considerado "muito alto".
Revaldo
Foi registrada a interdição de ponte, aguardando águas baixarem (acesso ao município de Encantado) e estrada interditada (acesso ao município de Doutor Ricardo).
Santa Cruz do Sul
Foram registradas ocorrências de deslizamentos, atingindo duas residências e deixando três pessoas desalojadas. Rio Pardinho extravasou seu leito e atingiu casas no Bairro Várzea.
Santa Rosa
Reportou quatro pessoas afetadas com a queda de uma árvore (sobre uma casa). Município está prestando assistência à família.
São Borja
Reportado alguns pontos da cidade com alagamento e árvores caídas no interior do município.
São José do Herval
Foram registrados danos em estradas.
São Vicente do Sul
A ponte de madeira sobre o Balneário Passo do Umbu, uma das ligações do município a Cacequi, cedeu na tarde de segunda-feira (26) em decorrência da força da água do Rio Ibicuí. Apesar do transtorno, a Defesa Civil Municipal afirma que não há moradores ilhados.
Sobradinho
Em Sobradinho, segue o bloqueio após a queda de uma passagem provisória que ligava os bairros Centro e Baixada. Ao total, há 1,2 mil pessoas afetadas.
Travesseiro
Reportou submersão de ponte baixa sobre o Rio Forqueta. Interdição da ponte baixa e da pinguela sobre o Rio Forqueta, na divisa com Marques de Souza.
Uruguaiana
Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil reporta queda de árvore em telhado de residência, sem gravidade e feridos. Bombeiros acionados para realizar o corte da árvore. Alguns pontos da cidade com alagamento na via urbana e na área rural. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que não houve outras circunstâncias ou danos resultantes da chuva.
Vale Real
Reportou elevação do nível do Rio Caí, causando fechamento da ponte baixa entre Vale Real e Feliz.
Leia mais:
- Pais da menina Isabelly são denunciados à Justiça por homicídio
- Com rios em elevação e deslizamentos, chuvas deixam desalojados, alagam cidades e bloqueiam estradas no RS
- Santa Maria registra seis alertas da Defesa Civil em 24 horas; localidades têm bloqueios e aulas suspensas