RS colherá 24 milhões de toneladas de grãos

Redação do Diário

RS colherá 24 milhões de toneladas de grãos
O Rio Grande do Sul deverá colher 24,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra. A nova estimativa foi apresentada ontem pela Emater/RS-Ascar durante o Café da Manhã para Imprensa, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.Os dados relativos à segunda estimativa da safra de grãos de verão foram apresentados pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera. A soja, principal cultura em termos de área e produção no Estado, deve alcançar uma produção de 14,16 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,51 milhões de hectares. A região de Santa Maria deve colher 1,9 milhão de toneladas de soja.O arroz ocupa uma área de 889,5 mil hectares e, nesta estimativa atual, terá uma produção de 6,8 milhões de toneladas. Na regional de Santa Maria, o arroz deve chegar a 846,7 mil toneladas, conforme a Emater-RS.

O milho, importante cultura para diferentes atividades produtivas, teve uma área plantada de 810,3 mil e uma produção de 3,5 milhões de toneladas. No centro do Estado, devem ser colhidos 125,1 mil toneladas.O feijão, na primeira safra, alcançou produção próxima a 49,5 mil toneladas. Já na segunda safra, a estimativa é que atinja 28,1 mil toneladas.

Produtividade

Correspondente à produtividade destas culturas, nesta safra de verão 2022/23, a soja apresenta estimativa de produtividade média de 36,2 sacas por hectare(sc/ha). Comparado à estimativa inicial, que foi de 52,18 sc/ha, a cultura apresenta redução de produtividade de 30,52%.

O levantamento dos dados foi feito pelos escritórios municipais da Emater-RS, sendo revisados e compilados pelas gerências Técnica (GET) e dePlanejamento (GPL) junto aos regionais.– A metodologia adotada pela nossa instituição tem sido utilizada há muitos anos e tem se mostrado muito assertiva, pois a estimativa inicial deprodutividade é identificada a partir de cálculo de tendênciabaseado na média alcançada nos últimos 10 anos em cada município do Estado e a estimativa parcial e final é sobre as informações levantadas a campo durante o período da safra em cada um dos 497 escritórios municipais da Instituição – explicou Baldissera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

<strong>Três casos de dengue foram confirmados em Santa Maria este ano, e outros cinco estão em investigaçã</strong>o  Anterior

Três casos de dengue foram confirmados em Santa Maria este ano, e outros cinco estão em investigaçã

Jovem é presa em flagrante com drogas escondidas no assoalho de casa em Santiago Próximo

Jovem é presa em flagrante com drogas escondidas no assoalho de casa em Santiago

Geral