Foto Vinicius Becker (Diário)
A 82ª Romaria Estadual da Medianeira marca um novo capítulo para o Parque da Medianeira, que passa por uma ampla revitalização e vem se consolidando como um novo espaço de convivência em Santa Maria. Embora a entrega completa das obras ainda não tenha data definida, os fiéis já poderão conhecer durante a Romaria, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a nova livraria católica Domus Maria e a Dear Santa Café e Bistrô, que já é sucesso entre a comunidade santa-mariense.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o arcebispo metropolitano dom Leomar Antônio Brustolin, o momento representa a concretização de um sonho de longa data.
— Depois de quatro anos, chegamos onde queríamos. Eu achei que levaria uns dez anos para ver o parque revitalizado, porque é preciso recurso, projeto e, sobretudo, resposta das pessoas. Mas o parque hoje é muito mais visitado do que ante — afirma.
A cafeteria instalada junto à Basílica se transformou em um ponto de encontro. Foram 740 atendimentos no primeiro dia de funcionamento (12 de outubro), e em um sábado recente, cerca de 460 mesas servidas, segundo dom Leomar.
— As pessoas vêm reclamar que não conseguem entrar, porque há fila na porta. Isso mostra que o público está vindo, que o parque se tornou um espaço de convivência, de lazer e espiritualidade — diz o arcebispo.
Outra novidade é a livraria católica Domus Maria, que será inaugurada neste domingo (26), após a missa das 10h. O espaço reunirá livros religiosos, objetos de devoção e materiais litúrgicos, como paramentos, hóstias e vinhos utilizados nas missas.
— Em toda essa região, fora de Porto Alegre, não havia um local onde as igrejas pudessem adquirir esses produtos. A Domus Maria vem suprir essa lacuna e será um centro de referência para toda a Arquidiocese — explica dom Leomar.
A revitalização do parque também inclui melhorias de paisagismo, urbanização e acessibilidade, além de uma nova praça infantil e da Alameda das Bandeiras, agora com todos os municípios representados. A proposta, segundo o arcebispo, é fazer com que o espaço atraia visitantes o ano todo.
— Queremos que quem entre no parque durante a Romaria veja o parque como ele é de verdade, sem enfeites excessivos. O gramado, a sombra, o conforto térmico, a água, o paisagismo. Que as pessoas entendam que podem vir o ano inteiro e encontrar tudo isso – afirma.
A Romaria da Medianeira, que se estende por três dias, terá como foco neste ano as crianças e os jovens, com atividades específicas e momentos de espiritualidade pensados para envolver toda a família.
— Não sei se teremos os mesmos números de sempre, mas o que mais importa agora é a experiência. Queremos que as pessoas vivam o parque, rezem, convivam e criem memórias aqui – conclui Dom Leomar.
A Romaria
Sexta (7)
- 19h – No dia 7, abertura da Romaria e encerramento da Trezena Móvel com Jovens, na Basílica da Medianeira. Após, às 20h, acontece a abertura da Quermesse
Sábado (8)
- 7h – 3ª Rústica da Medianeira (com inscrição prévia)
- 9h – Rústica Medianeira Kids, no Parque da Medianeira (programação infantil com inscrição prévia)
- 10h - Missa da Medianeira, na Basílica, presidida por dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima com o Coral de Irmãs de Schoenstatt
- 10h30min – Fé e Arte Por Toda Parte (programação infantil com inscrição prévia)
- 10h30min – Caça ao Tesouro – Exploradores do Parque (programação infantil com inscrição prévia)
- 10h às 12h – Passeio de Trenzinho na Avenida Medianeira (programação infantil gratuita)
- 14h às 16h – Oficina Missão Criativa Maker: Patrimônio Histórico Montar e Aprender (programação infantil com inscrição prévia)
- 14h às 16h – Doceiros da Medianeira (programação infantil com inscrição prévia)
- 15h – Missa da Saúde, na Basílica, presidida por dom Leomar Antônio Brustolin com o Coral da Basílica
- 15h às 18h – Passeio de Trenzinho na Avenida Medianeira (programação infantil gratuita)
- 16h – Show Trem Maravilha Especial (gratuito)
- 18h – Missa na Basílica Medianeira, presidida pelo padre Cristiano Quatrin com o Coral de Crianças do Mater Educatrix
- 19h30min – Fé e Café com jovens no Parque da Medianeira - Tema: Livrai-nos do Mal, Exorcismos e Bênçãos
- 21h – Terço na Capela São José (Cripta da Basílica Medianeira)
- 22h – Hino Akáthistos à Mãe de Deus, na Basílica Medianeira
- 23h – Entrega de flores à Medianeira, na Basílica Medianeira
Domingo (9)
- 5h – Missa da Alvorada na Basílica Medianeira, presidida pelo padre Cristiano Quatrin
- 6h – Jovens saem ao encontro da Mãe Medianeira
- 6h30min – Missa na Catedral Metropolitana, presidida por dom Hélio Adelar Rubert
- 7h30min – Missa na Basílica Medianeira, presidida pelo padre Bruno Grooss
- 7h30min – Procissão sai da Catedral rumo à Basílica
- 9h – Missa Solene no Altar Monumento, presidida por dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima
- 10h – Abertura da quermesse
- 11h – Missa na Basílica Medianeira, presidida pelo padre Evandro Lazzaretti
- 12h – Almoço e quermesse
- 13h – Missa na Basílica Medianeira, presidida pelo padre Junior Lago