reportagem especial

Rodovias da cidade têm sido um perigo constante aos ciclistas

Pâmela Rubin Matge


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O primeiro semestre deste ano já contabiliza uma morte de ciclista. Foi na tarde do última dia 17 de abril, na BR-392, próximo ao acesso do Bairro Lorenzi, na região Sul da cidade. O idoso Alceu Ferreira Lopez, 76 anos, andava de bicicleta quando foi morto após uma atropelamento envolvendo um caminhão. A informação é da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD). Em outubro do ano passado, uma ciclista morreu atropelada, também em uma rodovia: na ERS-509, a Faixa Velha de Camobi.

Conforme levantamento da Brigada Militar (BM) de Santa Maria, em 2017 foram 48 ocorrências de trânsito envolvendo bicicletas na cidade. Neste ano, até a última quarta-feira, já eram 31. Por meio da pesquisa da BM, foi possível observar maior incidência das ocorrências na ERS-509, BR-287, BR-158 e Avenida Borges de Medeiros.

- O ciclista tem de respeitar a legislação e não andar na contramão e nas calçadas, pois também existe atropelamento de pedestres. Infelizmente, a cidade, que é de porte médio para grande, não foi planejada com ciclovias. Tem de achar um meio termo de respeito entre ciclista, motoristas e pedestres - acrescenta o comandante Do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues.

Heder Macedo, chefe da delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, concorda que as rodovias da cidade não são projetadas para os ciclistas. Há alguns trechos que são exceção como a RSC-287 até na Avenida Roraima onde há cerca de 700 metros de ciclovia. Na BR-158, do Residencial Arco Verde até o acesso aos quartéis é outro trecho que tem espaço para veículos não motorizados. Mas, a Travessia Urbana, por exemplo, até está projetada com passeios e iluminação, mas não com ciclovias. Independentemente do local, há cuidados imprescindíveis para quem pedala:

- O cliclista tem de ter consciêcia que é um veículo.Tem de obedecer a preferencial, o semáfaro. Uma dica importante: ciclista só terá prioridade na faixa de segurança se estiver a pé, empurrando a bicicleta. Se estiver pedalando é um veículo.

O Diário solicitou à PRF, o levantamento de acidentes com bicicletas, mas não houve retorno.

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