Foto: Vinicius Becker

A quinta-feira (30) começou com tempo seco e frio em Santa Maria e região, mas a tendência é de elevação gradual da temperatura ao longo do dia. Segundo o meteorologista Daniel Caetano, a massa de ar frio e seco que atuou com mais intensidade no início da semana começa a perder força e se desloca para o oceano, abrindo espaço para dias mais quentes e úmidos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, a mínima registrada nesta manhã ficou entre 7°C e 8°C. Em outras regiões do Estado, especialmente na fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram até 6°C. Apesar do amanhecer gelado, o frio já não é tão intenso quanto o observado na terça-feira (28).
Para esta quinta, a previsão é de sol forte, poucas nuvens e rápida elevação da temperatura. A máxima deve ficar entre 25°C e 26°C em Santa Maria, acima dos 23°C registrados na quarta-feira (29).
— A partir do momento que o sol aparece, com pouca nebulosidade, os termômetros começam a dar uns pulos. Eles sobem em torno de 2 a 3 graus por hora até o pico da tarde — detalha o meteorologista.
Sexta-feira com chuva e risco de temporais
A mudança no tempo começa já no feriado do Dia do Trabalho, nesta sexta-feira (1º), com aumento da umidade, maior nebulosidade e previsão de chuva, inclusive com possibilidade de temporais a partir do início da tarde.
As temperaturas devem variar entre 15°C e 25°C, e o volume de chuva previsto para a região fica entre 25 e 30 milímetros ao longo do dia.
— Já estamos prevendo a ocorrência de chuva, até mesmo de temporais. Isso deve ocorrer ali no início da tarde de sexta-feira — afirma o meteorologista.
Fim de semana terá trégua e novo resfriamento
Após a instabilidade de sexta, o sábado (2) e o domingo (3) devem ter tempo mais estável, com redução da umidade e nova queda nas temperaturas.
No sábado, os termômetros devem variar entre 13°C e 22°C. Já no domingo, o amanhecer volta a ser bastante frio, com mínima prevista de 5°C e máxima de apenas 18°C.
— Vamos ver um retorno rápido de uma massa de ar um pouco mais fria, principalmente no domingo — destaca Caetano.
Próxima semana volta a ter umidade
No início da próxima semana, a previsão indica retorno da umidade, maior nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva.
Na segunda-feira (4), a temperatura deve variar entre 11°C e 25°C. Na terça (5), entre 12°C e 23°C. Já na quarta-feira (6), os termômetros ficam entre 13°C e 22°C.
A orientação é aproveitar a quinta-feira de tempo firme e atenção especial para a sexta, quando a chuva deve marcar o início do feriado prolongado em toda a região.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias
- Quinta-feira (30): mínima de 9°C — máxima de 25°C
- Sexta-feira (1º): mínima de 15°C — máxima de 25°C
- Sábado (2): mínima de 13°C — máxima de 22°C
- Domingo (3): mínima de 5°C — máxima de 18°C
- Segunda-feira (4): mínima de 11°C — máxima de 25°C
- Terça-feira (5): mínima de 12°C — máxima de 23°C
- Quarta-feira (6): mínima de 13°C — máxima de 22°C