pandemia

Projeto Testar RS pretende aplicar testes de Covid-19 durante o verão em locais de grande movimentação

O governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estiveram reunidos na terça-feira para a apresentação do Projeto Testar RS para o verão, que tem como objetivo a aplicação de testes contra a Covid-19 em aeroportos, rodoviárias, terminais, portos e parques nos municípios com mais de 100 mil habitantes, de fronteira e em regiões de grande movimentação de turistas. O governo acredita que a realização dos testes junto com a vacina é a melhor estratégia para evitar que a transmissão do vírus aumente no verão. Os pontos de testagem utilizarão exames rápidos de antígeno. O Testar foi criado em julho de 2020 com o objetivo de conter o avanço da pandemia e, agora, entre em uma nova fase.

Além disso, foram discutidas ações para atender à demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias de média complexidade no pós-pandemia. Foram exibidos números que mostram, por exemplo, a necessidade de 14.337 cirurgias gerais e 12.738 traumatológicas. 

Com 55 procedimentos por mês, Regional começa a operar na próxima semana

Outro tema foi a pactuação do pagamento da dívida de R$ 460 milhões do Estado com municípios na área da saúde entre 2014 e 2018. Desde 2019, os repasses têm sido feitos mensalmente pela atual gestão, mas ainda falta uma solução para os valores referentes a gestões anteriores.

- Foi uma discussão importante em relação aos municípios e à saúde de todos os gaúchos e gaúchas. Estamos dialogando para avançar efetivamente, buscando o entendimento e a convergência naquilo que é melhor para a população - explicou o presidente da Famurs e, Eduardo Bonotto. 

*Com informações do governo do Estado


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passageiros acima de 65 anos têm horário de gratuidade no transporte coletivo ampliado Anterior

Passageiros acima de 65 anos têm horário de gratuidade no transporte coletivo ampliado

Próximo

Após instalação de semáforo, cruzamento entre Avenida Presidente Vargas e Rua Barão do Triunfo é liberado

Geral