Projeto leva a patinação para escolas do município

Leandra Cruber

Projeto leva a patinação para escolas do município

Marcelo Oliveira

Fotos: Marcelo Oliveira

Neste sábado, o ginásio do Clube Recreativo Dores vai receber o espetáculo de patinação artística A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio e os ingressos podem ser adquiridos até esta sexta mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível que, posteriormente, será doado a organizações sociais de Santa Maria. Realizado pela companhia do Instituto Pangea de Ação Cultural e Esportiva (Ipace), de São Paulo, a apresentação é, também,  uma homenagem à cidade, que completou 164 anos nesta semana. As apresentações serão realizadas em duas sessões, às 15h e às 19h. 

Entre os mais vendidos da Feira do Livro 2022, três obras são de escritores locais

O espetáculo é inspirado na Turma do Arrepio, uma história em quadrinhos, criada por César Sandoval, lançada em 1989 e publicada pela Editora Globo até 1993, e foi coreografado pelo professor Luciano Coutinho que é tetracampeão brasileiro e campeão sulamericano de patinação artística.

Além de um show sobre patins, o público pode esperar um espetáculo divertido, como explica Luciano:

– A história foi desenvolvida pelo próprio César Sandoval. Então, a apresentação encanta as crianças e cativa, também, os adultos. Existem muitos elementos teatrais e um enredo que tem partes lúdicas sobre temas como bullying, amizade e companheirismo. Além disso, é uma verdadeira viagem, já que tem cenas no Egito, com personagens como múmias, na China, com dragões, e tem até piratas. 

O projeto cultural que resultou no espetáculo A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio é uma realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura. Assim, a iniciativa investiu em uma contrapartida social e ofereceu, durante a semana, oficinas de patinação artística em escolas públicas de Santa Maria. Ao todo, foram quase 200 crianças que puderam ter contato com patins e com algumas técnicas iniciais do esporte. As oficinas, chamadas de clínicas de patinação, tem o apoio de duas escolas da cidade: Fê Bueno e Anjos sobre Rodas, que também estarão presentes no espetáculo com suas equipes.

Segundo o professor Luciano Coutinho, o objetivo é aproximar a gurizada da patinação artística. 

– É muito bacana poder realizar essas clínicas de patinação que, na verdade, é uma oportunidade de aprender a patinar e, depois, realizar passos artísticos.  E, além da orientação de instrutores de patinação, ofereces também o equipamento para a prática já que não é comum ter patins em casa. Pode ser que alguma criança se apaixone e encontre na patinação artística uma profissão – comemora Coutinho. 

Em pequena escala, exposição “Brasil Carnaval” recria uma escola de samba no Masm

Os ingressos para o espetáculo, que reúne cerca de 50 patinadores, estão disponíveis até esta sexta nas lojas do Supermercados Beltrame e na portaria do Clube Recreativo Dores. A retirada ocorre mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. 

AGENDE-SE 

O quê? Espetáculo de Patinação Artística “A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio”Quando: Neste sábado, às 15h e às 19h (duas sessões)Onde: Ginásio do Clube Recreativo Dores (Rua Bento Gonçalves, 400)Quanto: 1kg de alimento não perecível (troca de ingressos antecipada nas lojas do Supermercados Beltrame e na Portaria da Sede Central do Clube Recreativo Dores) 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: três empresas disputam licitação do projeto para duplicar a Faixa Nova Anterior

Deni Zolin: três empresas disputam licitação do projeto para duplicar a Faixa Nova

Ao menos 70% dos professores convocados pelo município se apresentaram para ocupar o cargo Próximo

Ao menos 70% dos professores convocados pelo município se apresentaram para ocupar o cargo

Geral