+inspiração

Projeto distribui jantas e cafés há três anos no centro de Santa Maria

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)

Um prato de comida, básico e necessário para a sobrevivência de qualquer pessoa, nem sempre é uma realidade para todo mundo. Há cerca de três anos, o projeto O Pouco Que Vale Muito entrega, além de marmitas, afeto e carinho aos moradores em situação de rua em Santa Maria. Todas as sextas-feiras, mesmo com frio e chuva, os voluntários se reúnem na Rua Alberto Pasqualine, antiga 24 horas, para oferecer, de graça, deliciosas refeições.

Semana do Meio Ambiente terá ações online até sexta

O projeto nasceu após uma postagem nas redes sociais, em que um internauta perguntava quem gostaria de participar de uma ação de distribuição de alimentação. Foi aí que a vendedora Carla Freitas Alves, 50 anos, se engajou na iniciativa e nunca mais parou:

- Em uma quarta-feira, eu e mais nove pessoas nos reunimos, depois arrecadamos os alimentos e foi assim que começou. Eu não me vejo mais não fazendo isso, é a minha vida. Saber que eles vão, pelo menos um dia, poder comer uma coisa. O que me motiva é o sorriso, o carinho que recebemos - descreve Carla.

Além do jantar na sexta-feira, que em média atende 80 pessoas em cada ação, o projeto também realiza cafés solidários em pelo menos um sábado ao mês, às 15h, também na antiga 24 horas. Durante a pandemia, outra iniciativa surgiu: logo após a distribuição dos marmitex no final da tarde, Carla ainda vai até o Pronto-Atendimento do Patronato distribuir comida para quem está na espera de atendimento médico há várias horas sem poder se alimentar.

- O trabalho é realizado pela dedicação de todos. É uma corrente de amor. Em tempos de pandemia, o que percebemos foi um aumento da procura da ajuda não somente pelos moradores nessa situação, mas também o pessoal que não consegue trabalho. Isso é muito triste, mas o que tentamos fazer é levar um pouco de luz pra essas pessoas - comenta a advogada Sthéfany Fernandes, 33 anos, uma das voluntárias do projeto.

PARA AJUDAR
O projeto, que conta com cerca de 20 voluntários, muitas vezes tira dinheiro do próprio bolso para comprar os itens necessários, como marmitex e os alimentos usados nas refeições. Por isso, eles estão sempre em busca de ajuda para dar sequência em ações. Podem ser doados materiais para o marmitex, alimentos como arroz, feijão, massa e legumes, dinheiro para comprar os itens (pelo PIX 716.034.330-15, em nome de Carla Freitas Alves, ou na conta da Caixa Federal 19895-5 agência 2231, em nome de Valentina Alves) ou tempo para preparar e distribuir as refeições. O contato pode ser feitos pelo Facebook ou Instagram do projeto O Pouco Que Vale Muito. 

+ É PRECISO EQUILÍBRIO
Para o psicólogo Carlos Eduardo Seixas, o ser humano é, em sua essência, social e precisa de conexões. Entretanto, para ajudar o próximo é preciso um equilíbrio:

- Quando a gente pensa em fazer o bem para os outros, também precisamos pensar se estamos bem para fazer isso - afirma.

Além disso, a ajuda precisa ser genuína e não somente condicionada a elogios. Mas isso só se aprende quando se desenvolve a compaixão e a empatia:

- É quando a gente procura ter uma característica de compaixão ou empatia, quando não estamos apenas escutando, mas também conseguimos detectar e sentir o que aquela pessoa está precisando, é aí que vem a ajuda real. Às vezes, não precisa falar nada para ajudar, basta estar ali. Às vezes, um abraço ajuda muito mais que um livro inteiro de palavras - acrescenta o psicólogo.

Cestas básicas arrecadadas na celebração de Corpus Christi são doadas em Santa Maria

+InspirAção
No mês de aniversário do Diário, que completa 19 anos em 19 de junho, a contracapa do jornal está de cara nova. O projeto +InspirAção traz histórias de quem se transformou e mudou realidades. Serão abordados temas sobre saúde mental, espiritualidade, finanças pessoais e para empreendedores, saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além das histórias, um plus: a opinião de especialistas para que outras pessoas possam levar novos e positivos hábitos para suas vidas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Anterior

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

Próximo

Semana do Meio Ambiente terá ações online até sexta

Geral