Sindicância

Professora deve ser afastada após suposto caso de assédio contra aluno de escola em São Sepé


O relatório de uma sindicância realizada pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), sugere que a professora Ana Karla Kraemer seja designada para funções administrativas em uma escola estadual em São Sepé, após suposto caso de assédio contra um aluno de 17 anos. O caso aconteceu em dezembro de 2022.


A docente encontra-se em licença por problemas de saúde desde o episódio, que foi registrado em vídeo em 6 de dezembro. No vídeo, a professora grita com o aluno: "minha casa tem seis banheiros! Quantos tem a tua? Quantas casas tu tem? Quantos apartamentos na praia tu tem? Quantos carros tu tem?".


O relatório produzido pela comissão foi encaminhado a uma instância superior da Seduc, que deve endossar a decisão da 8ª CRE ou não, bem como ao Ministério Público, pois a situação envolveu um adolescente. Os prazos para as definições do que deve ser feito em relação à professora não foram divulgados.


O caso

O suposto assédio aconteceu no dia 6 de dezembro, durante uma aula de geografia do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual São Sepé, e foi registrado em vídeo.


De acordo com a mãe do aluno, que prefere não ser identificada, momentos antes da gravação do vídeo, a professora teria falado que sentiu um cheiro estranho na sala. Naquele dia, a escola ofereceu cachorro-quente aos alunos. A mãe suspeita que o cheiro era de tempero do lanche.


Após o começo da aula, o seu filho teria ido até o lixo e ficou perto da professora. Ana Karla, então, teria perguntado por que ele estaria cheirando ela. Ele negou. "Por que eu faria isso? Tenho mais o que fazer", teria dito, voltando a se sentar no seu lugar. Depois disso, teria iniciado a discussão.


No vídeo, a professora questiona o aluno: "Minha casa tem seis banheiros! Quantos tem a tua? Quantas casas tu tem? Quantos apartamentos na praia tu tem? Quantos carros tu tem?". O aluno responde: "Agora, tu é melhor do que eu porque tu tem mais casas e mais coisas?". No que a professora retruca: "recalcado! Tu é um recalcado!". E o registro se encerra com o aluno se desculpando: "Então tá. Desculpa, então, se eu fui aí do teu lado. Não posso chegar do teu lado. Não chego mais".


* Com informações do g1 RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade prepara os tradicionais tapetes para a Festa de Corpus Christi de Vale Vêneto Anterior

Comunidade prepara os tradicionais tapetes para a Festa de Corpus Christi de Vale Vêneto

Contra o racismo, Brasil usará uniforme preto em amistoso com Guiné Próximo

Contra o racismo, Brasil usará uniforme preto em amistoso com Guiné

Geral