solidariedade

Produtor de cantor gospel cria vaquinha online para tratamento de criança com leucemia em Santa Maria

da redação*

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Yzaki tem cuidado especial dos pais, Letícia Padilha e Roger da Silva

O produtor de eventos Luis Filipe Rosa conheceu o pequeno Yzaki, 2 anos, enquanto organizava o show do cantor gospel Fernandinho em Santa Maria em abril de 2019. O menino e seus pais, Letícia Padilha e Roger da Silva, são fãs do cantor. Na época, Letícia entrou em contato com a Box Produções para tentar conhecer o ídolo.

Desde os cinco meses, Yzaki tem leucemia. A história comoveu o produtor, que conseguiu presentear a família com ingressos e uma visita ao camarim do cantor.

Agora, a mobilização de Luis é outra. Recentemente, foi descoberta uma hidrocefalia - um acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro - que requer um procedimento de urgência. O produtor organizou uma vaquinha online para arrecadar fundos que ajudem no tratamento do menino.

- Como a família passa por uma dificuldade financeira e os procedimentos são caros, a intenção é ajudar nesses custos, que são bem onerosos. E também realizar o mais rápido o tratamento para que não se agrave qualquer dificuldade psicomotora e de fala e não prejudique a qualidade de vida - conta Luis.

Biblioteca Pública terá brechó do livro nesta sexta

Letícia precisa ficar em casa para ter cuidado maior com o filho. Já Roger, trabalha em um posto de gasolina. Os gastos com tratamento acabam ficando apertados para a família arcar.

- Tem gasto da casa, com medicamento... então o Luis está nos ajudando com isso. Foi uma iniciativa dele. Se Deus quiser, vai dar tudo certo - fala a mãe de Yzaki.

O menino realiza seu tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria. Entretanto, as ressonâncias e o procedimento necessário iriam levar muito tempo para acontecer.

- Desde janeiro, ele faz o tratamento no Husm, mas como demoraria, vamos tentar o tratamento particular. Espero que dê certo - diz Letícia.

Inscrições para curso de eletricista seguem até 4 de junho

A meta da vaquinha são R$ 107.000. O valor é para cumprir diferentes objetivos: além de arcar com o procedimento cirúrgico, Luis incluiu o plano de comprar um carro para a locomoção da família. Isso porque, toda vez que eles precisam ir ao hospital, o gasto fica em torno de R$ 50, já que a condição imunológica de do menino não permite o deslocamento no ônibus. O texto de apresentação da vaquinha destaque que "o proprietário tem direito a isenção de IPVA devido a condição de saúde de Yzaki".

Outra intenção de Luis é bancar um plano de saúde por 10 anos para o menino. O longo prazo é justificado pelo produtor por ser exatamente o período de remissão da doença.

- O plano é que o tratamento seja eficaz e o mais rápido possível - projeta Luis.

Luis prega pela transparência na arrecadação e pretende publicar em uma página no Facebook todos os gastos do dinheiro da arrecadação. Quem quiser contribuir ou assim como acompanhar a página da vaquinha pode acessar o link.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ciclista é atropelado por ônibus em Santa Maria Anterior

Ciclista é atropelado por ônibus em Santa Maria

Vó Rosa relembra trajetória de 100 anos de vida Próximo

Vó Rosa relembra trajetória de 100 anos de vida

Geral