A campanha de imunização contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos começou, neste sábado (23) em Santa Maria. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação dessa faixa etária será feita de maneira gradual, de acordo com a disponibilidade do imunizante Coronavac/Butantan em estoque nos municípios. A ação aconteceu em oito unidades de saúde e durou das 10h às 16h.
O movimento, no entanto, não foi o esperado e até mesmo postos que sempre apresentam grande demanda tiveram uma baixa procura. É o caso da Policlínica Central José Erasmo Crossetti, das 400 doses disponíveis, apenas 129 foram aplicadas. A UBS Kennedy também teve pouca movimentação, apenas 162 crianças receberam o imunizante. No total 800 vacinas foram aplicadas nessa faixa etária na ação deste sábado e, para o Secretário Municipal de Saúde Guilherme Ribas é necessário aumentar esse número.
– Vamos dar sequência a agenda de vacinação e buscar avaliar quais as próximas estratégias de incentivo à imunização. Já temos uma agenda formada até o próximo sábado, mas iremos buscar novas formas de ampliar a campanha – garante o secretário.
Mateus Marchesan possui 3 anos de idade e foi uma das crianças que recebeu a primeira dose da vacina neste final de semana. Para seus pais, a vacina é uma responsabilidade social e a sua aplicação tranquiliza a convivência do filho com as outras pessoas.
– Esperamos ansiosos pela aprovação dessa faixa etária pela Anvisa e depois para ver quando começaria a campanha de vacinação aqui em Santa Maria. Então digo aos pais que tragam os seus filhos para vacinar, pois vale a pena. A gente cuida deles desde pequenos e a vacina é mais um cuidado que a gente pode ter com os nossos filhos – diz Tiago Marchesan, pai de Mateus.
Leia também:
Santa Maria registra novos óbitos em decorrência da Covid-19 em julhoSanta Maria não conta com dados e leis que garantam assistência a pessoas com fibromialgiaVaríola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde
A enfermeira Aiodelle Machado, coordenou a ação na UBS Kennedy e garante que os pais podem se sentir seguros e confiar na vacina.
– A gente tem uma cultura no Brasil de vacinação muito grande e a vacina é muito importante principalmente para proteger as crianças e as pessoas que convivem com elas. Pedimos que venham fazer não só a vacina da Covid-19, mas também as de rotina para que as crianças estejam protegidas e imunizadas – solicita a enfermeira.
A chegada do inverno e as variações de temperatura tendem a prejudicar a imunidade das crianças. Por isso, o secretário salienta a importância ainda maior da imunização nesse período do ano.
– Essa ação é de extrema importância e relevância, considerando que esse momento sazonal traz muitas mudanças climáticas. A vacina teve uma ação muito positiva para as outras faixa etárias e a inclusão desse grupo foi uma decisão acertada – afirma Ribas.
Próximas ações
As campanhas de imunização para o público infantil tem ganhado espaço na agenda da prefeitura e irão continuar durante a próxima semana. É necessário levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e o CPF da criança. O imunizante aplicado é a Coronavac e são necessárias duas doses, com intervalo de 28 dias, para completar o esquema vacinal. Conforme a agenda de vacinação as ações vão ocorrer na terça, quinta e sexta-feira, além da campanha no sábado.
Programe-se:
Terça-feira (26), das 17h às 19h30 no Monet Plaza ShoppingQuinta-feira (28), das 8h às 11h na ESF Vitor Hoffman, ESF Vila Lídia e UBS Floriano Rocha. Das 13h30min às 16h na UBS Passo das Tropas e das 16h às 19h30min na ESF Vila Urlândia.Sexta-feira (29), das 8h às 11h na ESF Roberto Binato e na UBS Dom Antônio Reis. Das 13h30min às 16h na Policlínica Central José Erasmo Crossetti.Sábado (30), das 9h ao meio-dia na ESF Santo Antão
Leia todas as notícias