Primeira ação de vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos registra baixa procura em Santa Maria

Rebeca Kroll

Primeira ação de vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos registra baixa procura em Santa Maria

A campanha de imunização contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos começou, neste sábado (23) em Santa Maria. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação dessa faixa etária será feita de maneira gradual, de acordo com a disponibilidade do imunizante Coronavac/Butantan em estoque nos municípios. A ação aconteceu em oito unidades de saúde e durou das 10h às 16h.

O movimento, no entanto, não foi o esperado e até mesmo postos que sempre apresentam grande demanda tiveram uma baixa procura. É o caso da Policlínica Central José Erasmo Crossetti, das 400 doses disponíveis, apenas 129 foram aplicadas. A UBS Kennedy também teve pouca movimentação, apenas 162 crianças receberam o imunizante. No total 800 vacinas foram aplicadas nessa faixa etária na ação deste sábado e, para o Secretário Municipal de Saúde Guilherme Ribas é necessário aumentar esse número.

– Vamos dar sequência a agenda de vacinação e buscar avaliar quais as próximas estratégias de incentivo à imunização. Já temos uma agenda formada até o próximo sábado, mas iremos buscar novas formas de ampliar a campanha – garante o secretário.

Mateus Marchesan possui 3 anos de idade e foi uma das crianças que recebeu a primeira dose da vacina neste final de semana. Para seus pais, a vacina é uma responsabilidade social e a sua aplicação tranquiliza a convivência do filho com as outras pessoas.

– Esperamos ansiosos pela aprovação dessa faixa etária pela Anvisa e depois para ver quando começaria a campanha de vacinação aqui em Santa Maria. Então digo aos pais que tragam os seus filhos para vacinar, pois vale a pena. A gente cuida deles desde pequenos e a vacina é mais um cuidado que a gente pode ter com os nossos filhos – diz Tiago Marchesan, pai de Mateus.

Leia também:

Santa Maria registra novos óbitos em decorrência da Covid-19 em julhoSanta Maria não conta com dados e leis que garantam assistência a pessoas com fibromialgiaVaríola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

A enfermeira Aiodelle Machado, coordenou a ação na UBS Kennedy e garante que os pais podem se sentir seguros e confiar na vacina.

– A gente tem uma cultura no Brasil de vacinação muito grande e a vacina é muito importante principalmente para proteger as crianças e as pessoas que convivem com elas. Pedimos que venham fazer não só a vacina da Covid-19, mas também as de rotina para que as crianças estejam protegidas e imunizadas – solicita a enfermeira.

A chegada do inverno e as variações de temperatura tendem a prejudicar a imunidade das crianças. Por isso, o secretário salienta a importância ainda maior da imunização nesse período do ano.

– Essa ação é de extrema importância e relevância, considerando que esse momento sazonal traz muitas mudanças climáticas. A vacina teve uma ação muito positiva para as outras faixa etárias e a inclusão desse grupo foi uma decisão acertada – afirma Ribas.

Próximas ações

As campanhas de imunização para o público infantil tem ganhado espaço na agenda da prefeitura e irão continuar durante a próxima semana. É necessário levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e o CPF da criança. O imunizante aplicado é a Coronavac e são necessárias duas doses, com intervalo de 28 dias, para completar o esquema vacinal. Conforme a agenda de vacinação as ações vão ocorrer na terça, quinta e sexta-feira, além da campanha no sábado.

Programe-se:

Terça-feira (26), das 17h às 19h30 no Monet Plaza ShoppingQuinta-feira (28), das 8h às 11h na ESF Vitor Hoffman, ESF Vila Lídia e UBS Floriano Rocha. Das 13h30min às 16h na UBS Passo das Tropas e das 16h às 19h30min na ESF Vila Urlândia.Sexta-feira (29), das 8h às 11h na ESF Roberto Binato e na UBS Dom Antônio Reis. Das 13h30min às 16h na Policlínica Central José Erasmo Crossetti.Sábado (30), das 9h ao meio-dia na ESF Santo Antão

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM vence o Riograndense-RG e fica entre os primeiros na Série Ouro Anterior

UFSM vence o Riograndense-RG e fica entre os primeiros na Série Ouro

Conexão Empresarial: Maristela Moura recebe Nara Stainr, diretora da Unism Próximo

Conexão Empresarial: Maristela Moura recebe Nara Stainr, diretora da Unism

Geral