Poder do orgulho

Era um bate-papo informal entre dois empresários:

– Seu negócio tem alguma assessoria estratégica de gestão?– Não, temos.– Entendo. Deve ser porque já tem um plano estratégico. Também porque já transformou este plano estratégico em vivência estratégica da equipe.– (silêncio)– Os objetivos estratégicos devem estar alinhados com a missão, com os valores e com a visão do negócio para 2023. Também deve estar claro para toda a empresa, a ponto de estarem alinhados e da comunicação ser fluída.– (silêncio)– Deve ter ações, mapeadas e com indicadores definidos e com uma rotina de acompanhamento mensal e com ajustes rápidos para correção de rota.– Não, não temos nada disso.– Mas se não tem nada disso, por que não pede ajuda?

Toque de midas

É comum em projetos de consultoria e assessoria, o gestor querer que as coisas aconteçam no menor tempo possível. Resultado para ontem! Por mais que as coisas fiquem muito claras, de que tudo é um processo e que não se alteram hábitos de 10, 20, 30 anos em seis meses, ainda assim, os gestores procuram o “botão mágico”. Aquele que é só apertar e tudo se resolve.

Já me perguntaram por diversas vezes, “qual área eu preciso tocar para resolver?” Gestão é um conjunto de práticas implementadas, que vão desde a arquitetura dos processos, o mapeamento, a padronização, a execução e o controle. E mais: precisa de práticas que visem o aperfeiçoamento contínuo. Não existe apenas uma virada de chave.

Porém, se fosse apontar, qual área da empresa está mais próxima do “toque de midas”, sem dúvidas apontaria “pessoas”. São elas que transformam tudo em ouro.

Metanoia

A ação de mudar de ideia ou de pensamento de maneira profunda, como deixar de acreditar em determinado modelo de pensamento e passar a viver um novo modelo, uma nova forma de ver as coisas. A psicologia chama isso de metanoia, uma espécie de reforma da psique da pessoa.

Lembra daquela palestra que você participou, ou daquele treinamento que pagou caro, daquela imersão um final de semana todo? Saiu de lá com uma vontade imensa de mudar o mundo, revolucionar sua vida, fazer tudo diferente? Aos poucos essa ideia foi perdendo força e você se pergunta o que houve? Pois aqueles conceitos despertaram interesse e, com o tempo, ficaram longe novamente.

A questão é que coletar informações é diferente do aprendizado. A aprendizagem demanda comprometimento, disciplina e mudança de estado de espírito. É preciso uma mudança de mentalidade, da metanoia, também conhecida pelos gregos por “ir além”, “ultrapassar”, “transcender”.

Felicidade

Em 2013, a Organização das Nações Unidas criou o Dia Internacional da Felicidade após um encontro promovido pelo Reino do Butão, que discutiu a felicidade como bem-estar da população.

Mas, o que é felicidade? Felicidade é um estado de espírito, com ocorrência de experiências e emoções positivas se sobrepondo às negativas.A felicidade das pessoas tem tamanha importância que ganhou status de valor nas empresas e rege os comportamentos das pessoas que lá trabalham.

Para se atingir este tão desejado estado de espírito é necessária gestão (desenho de uma cultura organizacional adequada, o planejamento estratégico que esclareça o rumo da empresa, o plano de competências para desenvolver pessoas, um plano de compensação que motive as pessoas a seguir em frente…).

Torne seu time mais feliz, mas não espere que a felicidade caia do céu. Você precisa fazer a sua parte. Está fazendo?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em alusão ao mês da mulher, Tarde da Integração acontece neste sábado no Cras do Bairro Nova Santa Marta Anterior

Em alusão ao mês da mulher, Tarde da Integração acontece neste sábado no Cras do Bairro Nova Santa Marta

‘São atos covardes’, diz reitor da UFSM sobre mais um registro de racismo dentro da universidade Próximo

‘São atos covardes’, diz reitor da UFSM sobre mais um registro de racismo dentro da universidade

Geral