Apenados da oficina de costura da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), em parceria com a Associação dos Amigos Protetores de Animais de Santa Maria (Aapasm) e o Projeto Emília, estão produzindo cobertores de retalhos para animais acolhidos por instituições da cidade. Além disso, também serão doados materiais para confecção de cobertores para as pessoas privadas de liberdade.
A coordenadora técnica da casa prisional, Adriana Rosa, ressaltou que a oficina de costura da Pesm já atuou em outras ações voltadas à comunidade, como produção de máscaras na pandemia e confecções de mantas térmicas para a população em situação de rua.
– É com muito entusiasmo que recebemos o Projeto Emília, que está alinhado com os princípios que norteiam as ações de tratamento penal pela oferta de trabalho interno, de atividades que proporcionem a satisfação dos presos em contribuir para o bem estar da comunidade local e também dos animais da cidade – destaca.
Segundo a idealizadora do Projeto Emília, Beatriz Vendruscolo, a ampliação da produção de cobertores garante um estoque para o inverno e permite a utilização da mão de obra prisional voluntária.
Além da idealizadora do projeto, estiveram presentes os representantes da Aapasm, o diretor da Pesm, Fabio Rosso e o agente penitenciário e chefe de segurança, Neivaldo Zanatta.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Susepe.