verão

Para enfrentar o calor intenso no dia a dia, santa-marienses buscam diferentes alternativas

Francine Boijink


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira

A intensidade do calor faz a dona de casa Elvira Roque Cavalheiro afirmar que, em seus 72 anos de vida, nunca presenciou um verão com temperaturas tão elevadas como agora. Situação que acaba sendo até apavorante, de acordo com a moradora do Bairro Nova Santa Marta. Para amenizar, ela busca alternativas.

_ Uma toalhinha molhada, passo no pescoço, lavo o rosto. Vou no tanque, me molho, entro no banheiro e tomo um banho. Troco a roupa, vou fazer o serviço, dali a pouquinho, estou ali de novo no tanque _ relata dona Elvira, que torce pela chuva.

Com a sensação térmica tão elevada, os santa-marienses precisam encontrar uma forma de encarar o calorão. A madrugada de ontem foi a mais quente em quase uma década na cidade, com a mínima de 29,2°C. Em 21 de dezembro de 2012, a mínima registrada foi de 29,9°C.

Para aliviar o calor, nos fundos da casa da Sandra Bonacho, 58 anos, foi montada uma piscina plástica, que é uma aliada para enfrentar as altas temperaturas. Junto da neta Maria Cecília, 6 anos, que está de férias, Sandra também busca aumentar a ingestão de água, sucos naturais, legumes e alimentos leves.

_ Tudo mudou na natureza, o inverno, o verão. E a tendência preocupa, e vai ser cada vez pior. Isso se não tiver uma seca pela frente. Coisa que acontecia somente no Nordeste. Agora está sendo geral _ comenta, ao acrescentar que é preciso que cada um faça a sua parte.

Madrugada também bate recorde de calor nesta segunda-feira

_ Não se lava calçada, carro. A piscina, quando é esvaziada, é usada para lavar a área. E cuidar o máximo, poupar, porque a gente não sabe até quando vai ter água _ reforça Sandra.

Morador da Vila Arco-Íris, Hernande Paz de Lima, 64 anos, aproveita a sombra de uma árvore na frente de casa. O motorista diz o que faz para fugir do calor.

_ Tem a piscina do sindicato dos motoristas, e eu vou no final de semana para lá para fugir do calor _ revela.

Na calçada, ao lado das cadeiras, ele sempre mantém um pote de água fresca.

_ Têm muitos cachorros de rua na frente de casa. A gente coloca uma vasilha com água fresquinha para eles tomarem, para amenizar o calor deles também.

SEM TRÉGUA

E, pela previsão do tempo, as temperaturas devem seguir elevadas nos próximos dias. Para hoje, amanhã e quinta-feira, a máxima prevista é de 35°C. No final de semana, deve ser ainda mais quente, com os termômetros podendo registrar até 38°C no sábado e, no domingo, 37°C. De acordo com estações do Inmet, nesta segunda-feira, a quantidade e chuva teve uma variação entre 2mm e 8mm entre diferentes locais de Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Anterior

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

VÍDEO: falta d'água prejudica moradores da região oeste de Santa Maria desde sexta-feira Próximo

VÍDEO: falta d'água prejudica moradores da região oeste de Santa Maria desde sexta-feira

Geral