A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou o efetivo em postos de pontos estratégicos do Rio Grande do Sul com a intenção de fiscalizar a fronteira com os países vizinhos durante as Olimpíadas.
Um dos postos é o de Santiago, onde o número de policiais dobrou, de acordo com a assessoria de comunicação da PRF.
Mais 290 militares partem de Santa Maria para a Olimpíada no Rio
Ainda, conforme a PRF, a fiscalização reforçada vai do Estado até o Mato Grosso do Sul. A ideia é aumentar a segurança nos acessos terrestres ao Brasil por meio da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Estrangeiros costumam acessar o país por meio de Santana do Livramento, Uruguaiana e Chuy.
A ação busca coibir crimes e saber se os veículos que vêm ao país para os jogos têm condições de circular em território brasileiro. A necessidade de aumento no efetivo se dá em função da grande movimentação do evento. A PRF traça um paralelo com os períodos de verão e com a Copa do Mundo, em 2014. Na copa, por exemplo, o aumento foi de 200%. Não foi divulgado um número quanto à expectativa de veículos que acessar o território nacional pela fronteira.
Professora fundadora da URI Santiago morre em acidente na BR-285
A PRF não divulga o número do efetivo por questões de segurança, mas conta que o reforço vai vigorar pelo menos até o final de agosto.