A Polícia Civil gaúcha deflagrou na tarde de quinta-feira, a Operação Cinderela, de combate à exploração sexual infantil e de adolescentes em 14 cidades do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, conforme o delegado Sandro Meinerz, foram vistoriados sete estabelecimentos e abordadas 75 pessoas.
_ A maior parte dos casos acontece no ambiente familiar. É uma situação sensível, difícil de identificar, e por isso precisa ser combatida. No caso de adolescentes, muitos vivem em ambientes familiares problemáticos, onde são levados a se prostituir e não têm discernimento de que estão sendo explorados _ afirma o Meinerz.
A delegada Fabiane Bittencourt contou à reportagem que em Cachoeira do Sul, cidade próxima de Santa Maria, mais de cem pessoas foram abordadas em nove casas noturnas e praças que foram fiscalizadas. Ela aponta que a ação se faz necessária devido à estatística preocupante quantos aos casos de estupro. Cachoeira do Sul registra uma média de sete casos por mês.
Conforme a delegada, a operação tem viés educativo, pois são repassadas à população informações sobre implicações legais do abuso e exploração sexual infantil.
Em uma hora, dois pedestres são assaltados em Santa Maria
Nos 14 municípios, agentes vistoriaram 130 estabelecimentos comerciais e localizaram sete adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também foram presas sete pessoas por estupro, exploração sexual e porte ilegal de arma de fogo.
Quem quiser denunciar os casos à Polícia Civil
Site – www.pc.rs.gov.br
WhatsApp – (51) 8418-7814