Meu Pet  é Pop

Novo restaurante de Santa Maria homenageia cão comunitário e adota seu nome

Pâmela Rubin Matge

Para quem conhece a história de Valetin, o cão comunitário que viveu por anos próximo ao Parque Itaimbé, o nome do novo restaurante do bairro chama a atenção. E não é uma mera coincidência. Inaugurado há 10 dias, o restaurante Dom Valentin, na Rua Tuiuti, tem uma justificativa para se chamar assim.

Foto: Gabriel Haesbaert / Newco DSM

VÍDEO: conheça Preta, a cadela mascote do Samu 

Há dois anos, no mesmo local, funcionava uma padaria em que os antigos proprietários – Ildemar e Nica –  cuidavam do vira-lata que vivia na rua, o Valentin. O cãozinho ganhou a simpatia e os cuidados de vários moradores da região. Era alimentado, recebia vacinas, roupas, cobertas e, inclusive, uma casinha, que o tornou ainda mais popular. Em uma das paredes da casinha, foi pintada a frase Minha Casa, Minha Vida, uma referência ao programa habitacional do governo federal.

Em fevereiro de 2015, Valentin virou notícia na seção Meu Pet é Pop, do Diário de Santa Maria.

A padaria encerrou as atividades, e os donos levaram o bichano para morar com eles em uma casa de verdade. Meses depois, outra padaria abriu no mesmo lugar e também fechou um tempo depois. O cachorro, porém, nunca foi esquecido pela vizinhança.

– Eu o conhecia de longa data. Sempre passava por aqui e brincava com ele. Eu disse que quando abrisse o restaurante, deixaria a casinha dele, mas ele acabou indo embora junto, o que foi ainda melhor, pois tem uma casa melhor. O nome, algumas pessoas têm me perguntado se é por causa do Valentin, o cachorro. E brinco, ao responder "coincidência, né?" – conta Nilvo Dorneles, dono do estabelecimento, que confirmou a homenagem ao vira-lata.

VÍDEO: conheça o Marrom, o cão recepcionista de uma pet shop

VALETIN NA NOVA CASA
Nica, tutora do cão popular, conta que atualmente Valentin está saudável e tem uma rotina tranquila ao lados dos irmãos Tobi, outro cachorro, e Suzi, uma gatinha, ambos recolhidos da rua. O cão adora passear pelo Bairro Rosário e acompanha os donos nas idas ao mercado, quando fica esperando à porta. Nos dias frios, permanecer em frente ao fogão a lenha é seu passatempofavorito.

A antiga casinha foi doada para uma cachorra, também de rua, que está sob os cuidados de uma moradora do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS

Eventualmente, Nica aparece na região do Parque Itaimbé para passear com cão e rever os antigos vizinhos. Ela não deixa de passar em frente ao antigo estabelecimento. Na tarde desta quarta-feira, apontava para o local cheia de orgulho e comentava a surpresa que toda família teve quando soube da homenagem:

– Quando vendemos a padaria, o novo dono disse que iria colocar esse nome (Dom Valentin). Aí, vimos a placa e ... não é mesmo que ele colocou! Foi uma alegria para família. Esse cachorro é tudo, além de muito famoso na cidade e de ser nosso orgulho. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Senado aprova PEC que torna estupro crime imprescritível  

Próximo

Suspeito de chefiar tráfico de drogas é preso em São Sepé 

Geral