rodovias federais

Novas lombadas eletrônicas devem funcionar no final do ano

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Foto: Pedro Piegas (Diário)

Prevista para terminar em outubro, a reinstalação de lombadas eletrônicas em rodovias federais de Santa Maria e região ainda não foi concluída. A Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda, que venceu a licitação após o fim do contrato anterior, iniciou a instalação ainda em março. Em abril, a empresa chegou a suspender os trabalhos depois de uma ordem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que mandou retirar todos os controladores de velocidade nas rodovias.  

Agora, conforme o diretor institucional da Fotosensores, Marcos Lima, a instalação das 55 novas lombadas na região está em fase final. De acordo com o cronograma inicial, a ideia era que elas fossem colocadas até outubro, porém, os serviços atrasaram e o nova previsão é de que a empresa conclua a instalação em dezembro.

- Como a localização das lombadas é distribuída por um sistema informatizado, às vezes encontramos alguns problemas técnicos na hora de fazer a instalação e é preciso fazer pequenos ajustes de locais, colocando alguns metros para a frente ou para trás. Então, informamos o Dnit, que precisa autorizar por meio de despachos, e a burocracia acaba atrasando um pouco os trabalhos - destaca Lima. 

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Ainda segundo o diretor institucional, 80% dos trechos da região já estão com os aparelhos instalados. Nesses casos, faltam apenas reparos como pintura e ajustes no sistema elétrico. Assim que finalizada a instalação, as lombadas passarão por uma verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, depois, começarão a funcionar. Isso deve acontecer até o final do ano. 

EFICÁCIA ASSEGURADA DAS LOMBADAS, DEFENDE ESPECIALISTA
O engenheiro civil e doutor em Transportes João Fortini Albano afirma que o recurso da fiscalização eletrônica é um ganho a todos os envolvidos na mobilidade. Segundo ele, a ferramenta - além de ter segurança respaldada por um sistema com a aferição do Inmetro - atua diretamente para coibir excessos e práticas de infração por motoristas nas rodovias. O especialista assevera que se comparado com o pardal, por exemplo, a lombada eletrônica é mais adequada às necessidades do tráfego.

- A lombada instalada, no formato previsto pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é extremamente eficaz. E, inclusive, muito mais acertada que o próprio pardal. Até porque a lombada, vale destacar, aponta a real velocidade praticada pelo veículo naquele exato momento - explica.

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Albano ressalva, contudo, que a assertividade da lombada se dá junto àqueles pontos considerados potencialmente perigosos. Ou seja, onde há histórico de acidentes de trânsito e também de atropelamento. Além disso, ele enfatiza que a importância da lombada fica ainda mais evidenciada porque, geralmente, ela é colocada em áreas e vias que tangenciam o perímetro urbano.

- Há, contudo, que se observar uma situação: se a lombada é instalada, por exemplo, em uma área com grande fluxo de veículo, pode-se ter nesse ponto um congestionamento. É por isso que o local tem que se muito bem escolhido, pelos técnicos, até mesmo para evitar com que se diga que uma determinada opção por um determinado lugar se deu apenas para multar - elucida.

Onde a instalação já está concluída:

BR-392

  • Caçapava do Sul - quilômetros 250,862 e 250,863
  • Santa Maria - quilômetros 347,3, 347,35, 352,675 e 352,69
  • Santana da Boa Vista - quilômetro 207,43
  • São Sepé - quilômetros 319,15, 319,15 e 297,35

BR-158

  • Cruz Alta - quilômetros 191,47, 194,17, 194,21, 195,16, 195,16, 196,17 e 196,365
  • Itaara - quilômetros 307,6, 307,8, 311,8, 310,44 e 310,86
  • Júlio de Castilhos - quilômetro 264,25
  • Santa Maria - quilômetros 330,6 e 330,6

BR-290

  • Caçapava do Sul - quilômetros 327,3 e 327,41

Instalação ainda não concluída:

BR-158

  • Rosário do Sul - quilômetros 470,444 e 470,444

BR-287

  • Jaguari - quilômetros 350,1 e 354,8
  • Santa Maria - quilômetros 244,6, 244,6, 244,622, 244,622, 249,660, 249,68
  • Santiago - quilômetros 396,7, 397,1, 400 e 400,37
  • São Pedro do Sul - quilômetros 281,2 e 281,8
  • São Vicente do Sul - quilômetros 329,2 e 329,3
  • Unistalda - quilômetros 433,6 e 441,15

BR-290

  • Rosário do Sul - quilômetros 461,28 e 461,8
  • Santa Margarida do Sul - quilômetros 392,4 e 392,455
  • São Gabriel - quilômetros 418,995 e 422,224
  • Vila Nova do Sul - quilômetros 371,2 e 371,21

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