A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (15), a quinta fase da operação “Denarius“, que investiga grupos criminosos atuantes na disseminação de cédulas falsas em Passo Fundo e em cidades da região. Os policiais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, Casca, Planalto, Erechim e em Santa Maria. Um mandado também foi cumprido em Lages Santa Catarina. As investigações tiveram início após pacotes com notas falsas ser identificado e apreendido em agências dos Correios.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo. Dois dos mandados de busca são cumpridos em unidades prisionais em Erechim e Santa Maria, com apoio da Superintendência de Serviços Penitenciário (Susepe). Conforme a PF, esta fase da operação foi deflagrada após investigações envolvendo pelo menos dois grupos criminosos. Um deles foi investigado por enviar cédulas falsas pelos Correios e o outro, com a aquisição de bens com o pagamento em notas falsas.
Em Casca e Planalto, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Duas pessoas são suspeitas de adquirirem cédulas falsas pelas redes sociais para repassá-las no comércio fazendo compras. Em Passo Fundo foram cumpridas sete ordens judiciais, em Erechim cinco e em Santa Maria uma. Até o momento da publicação da reportagem, a Polícia Federal ainda não havia apreendido dinheiro falso no cumprimento dos mandados. A operação ainda estava em andamento.
Segundo a polícia, os dois grupos criminosos atuam na disseminação de cédulas falsas, vendendo as notas em perfis falsos nas rede sociais. Os criminosos também compravam aparelhos eletrônicos como celulares, videogames e outros equipamentos através da internet. Os produtos negociados eram adquiridos com as notas falsas.
Os crimes apurados nesta etapa da operação Denarius são falsificação de moeda, introdução em circulação de moeda falsa e associação criminosa. Os grupos investigados também possuem ligação com o tráfico de drogas e facção criminosa.
*Com informações da Polícia Federal