distanciamento controlado

Normas do decreto estadual devem ser aplicadas sem alterações em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada em 11 de maio de 2020, às 14h41min

Foi publicado, na madrugada desta segunda-feira, o decreto que dá as normas do distanciamento controlado em todo Rio Grande do Sul. Algumas medidas que foram divulgadas em live do governador Eduardo Leite (PSDB) no sábado mudaram após a publicação do decreto. Uma delas é sobre a abertura de clubes em cidades com bandeira laranja, como Santa Maria. A adequação da prefeitura da cidade também mudou, mas as medidas definidas pelo governo estadual devem ser seguidas na cidade.

Agências FGTAS/Sine reabrem com restrição de público e agendamento

Inicialmente, o município seguia os protocolos estaduais e não permitia a abertura dos clubes. Entretanto, com a mudança, o novo protocolo deve ser seguido, e clubes sociais, esportivos e similares podem funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento individualizado ou por ambiente. A ocupação é limitada a 25% do total de cada espaço.

Em live no Facebook, o governador retificou uma informação dada sobre o setor dos serviços domésticos. As cidades de bandeiras amarelas ou laranja podem manter o serviço em até 50% da capacidade. Antes, nas cidades de bandeira laranja, o serviço estava como vedado por um erro na planilha. A correção deve ser publicada ainda nesta segunda.

Esse percentual é válido para empresas e estabelecimento. Em residências onde há apenas um trabalhador doméstico, o serviço pode continuar com este trabalhador.

Roda de pagode e contação de histórias marcam abertura do Viva Santa Maria

Outras medidas, já impostas por decretos municipais, não mudam, como os cuidados do comércio e o uso de máscara obrigatório. Tais determinações ganham o reforço do decreto estadual.

Quanto cada município receberá de ajuda da União para o combate do coronavírus

O documento assinado por Leite, contudo, altera o funcionamento de bufês em Santa Maria, que haviam sido liberados anteriormente pela prefeitura. Restaurantes, agora, podem atuar apenas com a la carte e pratos feitos, além dos sistemas de entrega e retirada no estabelecimento.

A prefeitura ainda analisa os pontos mencionados pelo sistema de distanciamento controlado. Ainda não há definição se será emitido um novo decreto municipal. O órgão reitera que é essencial que a população cumpra as medidas definidas, mantenha o isolamento e, ao sair, use máscara.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM tem mais de 50 projetos de pesquisa relacionados ao coronavírus

VÍDEO: o que dizem as crianças sobre a pandemia do coronavírus Próximo

VÍDEO: o que dizem as crianças sobre a pandemia do coronavírus

Geral