A 45ª edição do Concurso Literário Felippe D’Oliveira, promovido pela prefeitura de Santa Maria, teve 241 textos escritos entre contos, crônicas e poesias. Neste ano, o concurso recebeu textos de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de Portugal. Ao todo, foram 80 contos, 40 crônicas e 121 poesias inscritas.
Agora, na próxima fase, os textos serão analisados pelos jurados de cada categoria e, em julho, será realizada a divulgação dos vencedores da competição literária.
Morre Milton Gonçalves aos 88 anos
Na edição que comemora os 45 anos do concurso, serão R$ 15 mil reais em prêmios distribuídos entre os vencedores de cada categoria.
Em 2022, o concurso registrou 833 inscrições a menos que na edição anterior, quando foram submetidos 1.074 textos para a competição.
De acordo com a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a redução do número de textos a serem avaliados pode ter sido consequência da pandemia e de alterações no regulamento. Ainda, Rose ressalta que, a partir do histórico do concurso, a quantidade de texto não influencia no resultado final:
– No ano passado, acreditamos que tivemos um número recorde em função de que estávamos ainda em um ano de restrições com a pandemia, onde as pessoas estavam mais em casa, e isso pode ter facilitado. Já neste ano, como os textos precisam ser inéditos, houve o déficit, e somado a isso, a alteração do regulamento que desde o ano passado passou a permitir apenas uma inscrição por autor. Esta redução não afeta o concurso, pois tivemos inscritos de todos os estados brasileiros e até mesmo de Portugal, o que traz uma variedade de produções literárias.
Zoom: Santa Maria na onda do Podcast é o tema da coluna de Cassiano Cavalheiro
Ainda, de acordo com a secretária, o 45º Concurso Literário Felippe D’Oliveira registrou quase o triplo de textos de autores locais em relação à edição anterior. Em 2021, o número não ultrapassou 30 textos e, neste ano, são 84 produções santa-marienses que concorrem ao prêmio.
– Estamos em fase de avaliação dos jurados e, de acordo com o cronograma, teremos o resultado em 6 de julho. O júri técnico é gabaritado para escolher as melhores produções literárias para marcar esta edição – comemora Rose.
No ano passado, Gabriel Santos de Araújo, agraciado com o primeiro lugar geral na categoria crônica, Mariana Kirst, Ilberto Trentin e Atílio Alencar, reconhecidos com o Prêmio de Incentivo Local, com poesia, conto e crônica, respectivamente, estiveram na Revista Mix e e falaram sobre a importância das produções chegarem aos olhos dos leitores.