Na 45ª edição, Concurso Literário Felippe D’Oliveira tem 241 textos inscritos 

Leandra Cruber

Na 45ª edição, Concurso Literário Felippe D’Oliveira tem 241 textos inscritos 

A 45ª edição do Concurso Literário Felippe D’Oliveira, promovido pela prefeitura de Santa Maria, teve 241 textos escritos entre contos, crônicas e poesias. Neste ano, o concurso recebeu textos de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de Portugal. Ao todo, foram 80 contos, 40 crônicas e 121 poesias inscritas. 

Agora, na próxima fase,  os textos serão analisados pelos jurados de cada categoria e, em julho, será realizada a divulgação dos vencedores da competição literária. 

Morre Milton Gonçalves aos 88 anos

Na edição que comemora os 45 anos do concurso, serão R$ 15 mil reais em prêmios distribuídos entre os vencedores de cada categoria. 

Em 2022, o concurso registrou 833 inscrições a menos que na edição anterior, quando foram submetidos 1.074 textos para a competição. 

De acordo com a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a redução do número de textos a serem avaliados pode ter sido consequência da pandemia e de alterações no regulamento. Ainda, Rose ressalta que, a partir do histórico do concurso, a quantidade de texto não influencia no resultado final: 

– No ano passado, acreditamos que tivemos um número recorde em função de que estávamos ainda em um ano de restrições com a pandemia, onde as pessoas estavam mais em casa, e isso pode ter facilitado. Já neste ano, como os textos precisam ser inéditos, houve o déficit, e somado a isso, a alteração do regulamento que desde o ano passado passou a permitir apenas uma inscrição por autor. Esta redução não afeta o concurso, pois tivemos inscritos de todos os estados brasileiros e até mesmo de Portugal, o que traz uma variedade de produções literárias. 

Zoom: Santa Maria na onda do Podcast é o tema da coluna de Cassiano Cavalheiro

Ainda, de acordo com a secretária, o 45º Concurso Literário Felippe D’Oliveira registrou quase o triplo de textos de autores locais em relação à edição anterior. Em 2021, o número não ultrapassou 30 textos e, neste ano, são 84 produções santa-marienses que concorrem ao prêmio. 

– Estamos em fase de avaliação dos jurados e, de acordo com o cronograma, teremos o resultado em 6 de julho. O júri técnico é gabaritado para escolher as melhores produções literárias para marcar esta edição – comemora Rose. 

No ano passado, Gabriel Santos de Araújo, agraciado com o primeiro lugar geral na categoria crônica, Mariana Kirst, Ilberto Trentin e Atílio Alencar, reconhecidos com o Prêmio de Incentivo Local, com poesia, conto e crônica, respectivamente, estiveram na Revista Mix e e falaram sobre a importância das produções chegarem aos olhos dos leitores. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: vereador de Santa Maria quer teste toxicológico para prefeito, vice e parlamentares; será que o parlamentar tem razão? Anterior

Jaqueline Silveira: vereador de Santa Maria quer teste toxicológico para prefeito, vice e parlamentares; será que o parlamentar tem razão?

IPE Saúde anuncia novas medidas para resolver impasse e diminuir dívidas com hospitais Próximo

IPE Saúde anuncia novas medidas para resolver impasse e diminuir dívidas com hospitais

Geral