Mulheres de Luta 2023

Deborá Evangelista

Mulheres de Luta 2023

No último dia 25 de março tive a felicidade de receber o prêmio Mulheres de Luta do Deputado Estadual Valdecir Oliveira. Na verdade, não sou afeita a prêmios e honrarias, mas aceitei com satisfação este prêmio que faz referência ao trabalho que as mulheres desenvolvem em prol da comunidade.

Esta, que foi a quinta edição do prêmio, destacou o trabalho de 37 mulheres de diversos cantos do Rio Grande, das mais diferentes profissões e bandeiras de luta. Foi lindo ver a alegria dessas mulheres pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvem.

Me emocionei com a fala da agente comunitária de saúde Maria Claudete Ribeiro, uma das homenageadas no Prêmio Mulheres de Luta 2023, relatando sua história, como venceu as adversidades, como trabalha para melhoria da vida das pessoas do seu entorno. A luta constante é um legado que ela deixa para as gerações mais novas.

A fala da presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul,  Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que também recebeu o prêmio, e é a primeira mulher negra a ocupar o mais alto cargo do judiciário gaúcho me fez lembrar da importância de acreditarmos nas nossas próprias capacidades, ela deixou evidente que as dificuldades existem, não inúmeras, mas que acreditando em nós mesmas, seguindo firme na realização de nossos sonhos conseguimos chegar aonde queremos.

Na sociedade brasileira estruturalmente machista, patriarcal e discriminatória, as mulheres são eternas lutadoras para garantir a sua própria existência. Nada, absolutamente nada é dado a Mulher de graça. Nossa história demostra que não foi fácil, para nós mulheres termos o direito a trabalhar fora de casa, a votar, exercer determinas profissões, estar em espaços de poder… Tudo é conquistado com luta, dedicação e muito trabalho.

Por isso, este é um prêmio para todas nós, mulheres que estamos vivendo nossas vidas de forma independente e combativa, é uma forma de lembrar que não podemos baixar a guarda nunca e que ir avançando é essencial para que outras mulheres das novas gerações possam viver uma vida digna, livre da violência e da discriminação.

Nosso reconhecimento ao deputado que não fez do prêmio um ato político, mas sim um momento de cidadania e congraçamento pela luta diária das Mulheres do Rio Grande.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é preso em flagrante após agredir a companheira em Restinga Sêca

Liga Gaúcha de Voleibol realiza campeonato no CDM no fim de semana Próximo

Liga Gaúcha de Voleibol realiza campeonato no CDM no fim de semana

Geral