Com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes e melhorar o trânsito de veículos e pedestres, a prefeitura de Santa Maria fez mudanças no trânsito de algumas vias do Bairro Patronato. A sinalização foi reforçada no cruzamento entre a Rua Padre Alziro Roggia e a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho. Na região, há uma escola e uma Faculdade, o que faz com o que o fluxo seja intenso nos horários de pico.
Os moradores da região comemoram as alterações, mas pedem reforço na fiscalização, pois, segundo eles, muitos motoristas desrespeitam a sinalização e os riscos seguem ocorrendo. Em apenas 10 minutos, a reportagem flagrou três condutores que desrespeitaram as regras do local:
A conversão da Rua Padre Alziro Roggia em direção a Rodovia, à esquerda, é proibida
– Antes era uma confusão, tinha infração, mas não tinha demarcação. Agora continua a infração, porque o pessoal não obedece. Ontem, uma senhora entrou contramão, embora bem sinalizado, e bateu. Os motoristas não respeitam. Teria que aumentar a fiscalização – afirma a empresária Daniele Karsten, de 40 anos, que mora e trabalha próximo ao local.
Segundo o secretário de mobilidade urbana de santa maria, Orion Ponsi, nas primeiras duas semanas a fiscalização será intensificada no local, com a intenção de orientar os condutores sobre as mudanças no trânsito. Depois desse período, quem desrespeitar a sinalização, como flagramos na reportagem, será autuado.
OUTRA ALTERAÇÃO
Outro local que sofreu alteração no fluxo de trânsito foi no semáforo das avenidas Walter Jobim com a Maurício Sirotsky. Agora é permitido seguir reto, ou dobrar para direta ou esquerda no cruzamento. Mudança que agradou os motoristas:
Semáforo agora é quatro tempos, permitindo os motoristas seguirem nas avenidas ou infletirem para à esquerda ou direita
– Pra nós, motoristas, ficou muito bom devido à fluência do trânsito, e a saída para todos os lados. Ficou muito bom. O tempo de espera não importa. O que importa é que esteja bem sinalizado e a segurança no trânsito – afirma Elias Teixeira, vigilante, de 56 anos.
– Mais segurança com certeza, até os controladores de velocidade, quem anda corretamente, não tem problema. Isso gera mais segurança, complementa Mauro Tadeu Bueno, representante comercial, de 60 anos.
A novidade também agradou alguns comerciantes da região, como o geometrista Robson Pimentel Fernandes, 35 anos, que trabalha numa casa de pneus que fica na esquina entre as avenidas. Ele garante que teve um aumento de circulação de clientes com as alterações:
Mudança no cruzamento, entre as Avenidas Walter Jobim com a Maurício Sirotsky, animou alguns comerciantes
– Antigamente, o pessoal passava reto e fazia a volta lá embaixo. Agora, o cliente pode vir direto. Aumentou o fluxo. Ficou melhor de trabalhar – comemora o geometrista.
ENTENDA AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO DA REGIÃO
A partir de agora, quem trafega em sentido a rodovia RSC 287 pela Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, precisará fazer o retorno na rotatória, antes do viaduto. Enquanto, quem se desloca pela Rua Padre Alziro Roggia, só poderá ingressar na Avenida, com a conversão à direita, em direção ao bairro. O que reduziu as seis conversões que tinham naquele trecho, para apenas três opções disponíveis.
Há uma escola e uma Faculdade no local, o que faz com o que o fluxo seja intenso, tanto de veículos, quanto de pedestres nos horários de pico
No cruzamento entre as avenidas Walter Jobim com a Maurício Sirotsky, o sistema, agora, é quatro tempos. Ou seja, possibilita a conversão para direita ou esquerda, ou seguir reto pelas avenidas, pois é liberado apenas um sentido da frota de carro por vez.
Mudança foi celebrada pelos motoristas, apesar do tempo de espera ter aumentado
José Quintana Jr, [email protected]