Foto: Émerson Cassol/Arquivo pessoal
A residência de Éverson fica na rua Avenida Evaldo Behr. Ele aguarda a adaptação pela Corsan para fazer a interligação à rede.
A Corsan está em meio à implementação da rede de tratamento de esgoto no Bairro Camobi, em Santa Maria. Segundo levantamento da companhia, administrada atualmente pela empresa privada Aegea, 297 casas já fizeram a interligação intradomiciliar, e todas as residências já receberam a notificação. Em meio ao processo, alguns moradores encontraram problemas na hora de fazer a interligação.
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Conforme os relatos, o cano que sai da casa está em uma profundidade diferente em comparação à caixa de inspeção da Corsan existente na calçada, local onde ele deve chegar. O problema inviabiliza a ligação.
O militar aposentado Éverson Cassol, de 59 anos, tenta solucionar a questão. Ele receia que a taxa de serviço seja cobrada mesmo sem o sistema funcionando, já que os moradores têm até 120 dias depois do aviso para se adequarem. Além disso, teme precisar gastar para mexer na estrutura de sua casa.
– Em contato com pessoal especializado, solicitei o serviço para fazer a ligação até a caixa de inspeção da Corsan existente na calçada. Ocorre que o cano de 100mm que sai da fossa indo até a grade na frente da casa está a 80cm de profundidade e a caixa de inspeção na calçada só possui 50cm de profundidade – detalha Cassol.
Com isso, o esgoto não conseguiria sair do imóvel, já que a tubulação dentro do terreno está num nível abaixo ao da caixa da Corsan na calçada.
São casos específicos, acredita Cassol. No seu vizinho, por exemplo, a ligação ocorreu sem problemas.
Resolução do caso
O morador Éverson Cassol abriu três protocolos com reclamações na Corsan. No primeiro momento, a Corsan indicou que o morador precisaria adequar sua moradia à estrutura da caixa de inspeção já existente na calçada. No seu caso, ficaria inviável.
Nesta quarta-feira (20), recebeu a visita de um engenheiro da Corsan, e teve sinal positivo. A companhia irá resolver o problema. Uma das possibilidades é a Corsan colocar uma caixa de compensação para viabilizar o encontro dos canos da casa à caixa de inspeção.
Ações da Corsan
A companhia indica que até a última sexta-feira (15), recebeu quatro pedidos de vistorias técnicas nas caixas de inspeção.
Orientação ao cliente
- Entrar em contato com a Corsan por meio dos canais de relacionamento da Companhia com os clientes: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644
- O cliente deve solicitar uma vistoria técnica na caixa de inspeção que fica na calçada, e cada caso é analisado pela Corsan depois de feita a verificação no local
- Depois de feita a vistoria técnica solicitada à Corsan, a Companhia analisa o caso e busca uma solução em conjunto com o cliente
- Se comprovado que o imóvel está abaixo do nível da rua (soleira negativa), a taxa do serviço não será cobrada passados os 120 dias. Haverá um novo prazo de adequação
Valores e prazos
Ao estar conectadas, as residências pagarão por um novo serviço, que é a coleta e tratamento de esgoto. A taxa é equivalente a 70% do valor da conta de água.Conforme os cálculos da companhia, se em uma casa o consumo sem o serviço é de R$ 85, com ele deve passar para aproximadamente R$ 120.
A Corsan notificou os moradores para ligar suas casas à rede. Aqueles que fazem em até 30 dias após o recebimento desta notificação, pode iniciar o pagamento da tarifa em 180 dias, e terá 75% de desconto na taxa de entrada do serviço em operação.
Se o comunicado for feito entre 31 e 60 dias após a notificação, o pagamento começará a ser feito em 90 dias depois e o abatimento na ligação será de 50%. E para quem fizer a comunicação entre 61 e 120 dias, a cobrança se iniciará em 30 dias e o desconto para início do serviço será de 20%.
Quem não se interligar à rede dentro de 120 dias a partir do recebimento da notificação, passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede, que equivale ao dobro do valor referente ao uso do serviço. Portanto, é mais vantajoso financeiramente estar conectado à rede. Além disso, o esgotamento sanitário contribui para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Atenção
A ligação à rede de esgoto não deve ser feita por fossa séptica, e sim pela caixa de passagem da residência, conforme as instruções impressas em fôlder explicativo recebidas pelos moradores quando foram notificados pela Corsan de que já poderiam ser providenciadas as interligações.
A indicação é que, a partir da disponibilidade de conexão à rede de coleta e tratamento do esgoto, se houver fossa séptica na residência, ela deve ser desativada para não poluir o meio ambiente.
Outros bairros contemplados
Após o funcionamento pleno da rede de tratamento de esgoto em Camobi, a gestora da unidade de saneamento de Santa Maria da Corsan, Andreia Zanini, lembra que ainda há outros bairros para implementação. Segue a lista:
- Tomazetti
- Parque Pinheiro Machado
- Medianeira
- Vila Santos
- Vila Formosa
- Vila Tropical
- Vila Jockey Club
- Vila Alegria
- Parque Residencial Dom Antônio Reis
Para mais informações, contate os canais de relacionamento da Corsan com o cliente:
- App Corsan
- site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual)
- Ligações gratuitas pelo 0800.646.6444
- WhatsApp (51) 99704-6644
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