Impasse

Moradores da Vila Natal vão à prefeitura para discutir muro que faz divisa com a Vila Noal

Pâmela Rubin Matge

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Passagem de carros está liberada desde a última segunda-feira

Não é só a derrubada de parte do polêmico muro que divide as vilas Noal e Natal, no Bairro Noal, que tem chamado atenção. Desde o início da semana, quem passa pela região percebe que há passagem de carros de um lado para outro. Inclusive, algumas pedras foram afastadas e uma camada de terra foi colocada no lado da Natal, para facilitar o deslocamento na via. A mesma comunidade, inclusive, escreveu na parte do muro que permanece erguido: seja bem-vindo. Ao lado, outra faixa de tecido traz: "não queremos terrenos, mas sim, o direito de ir e vir".

Moradores derrubam parte de muro entre duas vilas de Santa Maria, e caso para na polícia

E foi essa a reivindicação de oito moradores que procuraram à Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, na manhã da última terça. Conforme a titular da pasta, Ângela Pisani, eles relataram sobre a importância de manter o caminho aberto, já que encurta distâncias e facilita a ida das crianças à escola.

A posição da prefeitura, se manteve a mesma dos últimos dias, que é a de chegar a um acordo entre as duas vilas. A justificativa de que, conforme a escritura, o muro está em uma área particular, e foi construído por moradores da Noal, que têm comodato da área, também foi reiterada.

- A questão não é fica muro ou não fica muro, pois, não é uma área pública, e sim, particular. Prezamos sempre pelo bom senso - disse Ângela.

Caso o embate prosseguir, a secretária informou que não há uma solução imediata.

À espera, há 25 anos

Na última segunda- feira, o Diário foi ao Bairro Noal. Moradores da Natal alegaram que não querem mais confronto, apenas livre passagem. A reportagem tentou contato três morados da Vila Noal, mas, nenhum quis falar sobre o assunto.


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Moradores da Vila Natal reivindicam o direito de ir e vir

RECADASTRAMENTO URBANO
Atualmente, o município passa pelo recadastramento urbano, em que ruas e avenidas podem ser readequados. Informações existentes na prefeitura e as imagens captadas junto ao levantamento aerofotogramétrico _ voo onde foram feitas fotografias em alta resolução da região urbana_, mapeiam a situação fundiária dos terrenos e edificações existentes no município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feriadão de Carnaval tem restrição de tráfego nas estradas

ERS-509 recebe novos redutores de velocidade Próximo

ERS-509 recebe novos redutores de velocidade

Geral