Moradores do Bairro Carolina reclamam de cratera aberta após chuvas em Santa Maria

Moradores do Bairro Carolina reclamam de cratera aberta após chuvas em Santa Maria

Vinicius Becker (Diário)

Uma cratera aberta há, pelo menos uma semana, preocupa moradores do Bairro Carolina, na zona norte de Santa Maria. A erosão, provocada pelas fortes chuvas recentes e pelo acúmulo de lixo, comprometeu o acesso a uma das travessas da região e tem gerado insegurança entre os moradores, que reclamam do descaso do poder público.


+ Siga a CDN no Instagram


Relatos de descaso

Vinicius Becker (Diário)

Segundo alguns moradores, o problema começou com pequenos deslizamentos e, após as enchentes do último mês, a estrutura cedeu de vez. No local, passa um pequeno riacho, o que agrava a situação durante períodos de chuva forte. O lixo acumulado impressiona e pode ter sido responsável pelo colapso da via. 

– Tinha como passar ali. Agora, nem isso mais. Caiu tudo de vez. Antes, a gente ainda conseguia sair por ali, mas agora, só pela rua de cima – conta Fábio Pereira, 37 anos, mecânico e morador da região.

Ele explica que há bueiros na rua, mas que a vazão da água não é suficiente. 

– Se chover forte, alaga tudo. E, se precisar sair rápido, não tem por onde – acrescenta ele.

Moradora há 25 anos no local, Clecia Corrêa, 71 anos, afirma que o problema vem se agravando com o tempo. Ela relata que, com o rompimento da rede de água após o deslizamento, também ficaram sem abastecimento por dias.

Vinicius Becker (Diário)

– O cano ficou fora da terra e quebrou. A gente ficou sem água. Aqui, já é sempre difícil e, quando acontece isso, ninguém aparece – queixa-se.


Até agora, a prefeitura não esteve no local. Clecia relata que uma visita isolada foi feita por um assessor que se apresentou como ligado a um membro da Assembleia Legislativa, mas não houve retorno ou encaminhamento para solução. A deputada estadual Luciana Genro (PSol) enviou ofício ao Executivo municipal sobre a situação envolvendo o local depois que sua assessoria esteve na travessa.  


O que diz a prefeitura

Em resposta, a prefeitura informa, por meio de ofício, à deputada que se trata de uma ocupação irregular e que não há previsão de regularizar a área, “pois o local não permite a implementação das infraestruturas mais básicas.” Quanto ao lixo, o Executivo informa que o caminhão fazia a coleta, mas deixou de prestar o serviço há três anos depois que um dos moradores construiu um “muro irregular”, inviabilizando o acesso do veículo. Para amenizar os danos ambientais e o impacto à saúde, a prefeitura frisa que instalou dois contêineres nas redondezas.

Ao Diário, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade reforçou que o local, entre as ruas Ernesto Beck e Tomás Antônio Gonzaga, trata-se de uma ocupação irregular e não recebeu, ainda, regularização fundiária. Segundo a pasta, a área é de abrangência do governo federal – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – e da Rumo. Frisou que o lugar é uma antiga travessia de águas: “O ponto que apresentou o problema é uma antiga travessia de águas pluviais da antiga linha férrea de metalon (estrutura de ferro que foi constituída a galeria), ocorrendo assim a obstrução de uma sanga dentro de área privada”.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Trabalhadores do transporte realizam novo protesto em Santa Maria; Decimo deve realizar coletiva sobre a tarifa nesta terça e outras 5 notícias Anterior

Trabalhadores do transporte realizam novo protesto em Santa Maria; Decimo deve realizar coletiva sobre a tarifa nesta terça e outras 5 notícias

Trabalhadores do transporte realizam novo protesto em Santa Maria; Decimo deve realizar coletiva sobre a tarifa na terça Próximo

Trabalhadores do transporte realizam novo protesto em Santa Maria; Decimo deve realizar coletiva sobre a tarifa na terça

Geral