caçapava do sul

Médico cria museu com mais de 500 peças dos séculos 19 e 20

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo Pessoal
Juarez ao lado da filha Gisele

Mais de 500 objetos dos séculos 19 e 20 vão dar origem à Casa de Cultura Juarez Teixeira em Caçapava do Sul. As antiguidades vão ficar espalhados por 11 cômodos em uma casa antiga na Rua General Osório, no centro do município. O idealizador do projeto é o médico aposentado Juarez Teixeira, 79 anos, que dá nome ao museu.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">De acordo com Teixeira, a ideia é que o local seja aberto em outubro deste ano, mês do aniversário da cidade. Neste momento, a família está catalogando todos os itens que fazem parte da coleção pessoal do médico, parte adquirida ao longo dos últimos anos,- e parte doada por amigos e outros colecionadores. A montagem do museu começou em 11 de janeiro. 

- Eu vendi a minha fazenda onde eu guardava essas centenas de objetos antigos. Então, precisei trazê-los para a cidade. A partir disso, tive a ideia de criar esse museu para organizar todo esse material e ter um espaço para que os mais jovens possa conhecer a história que eles não vivenciaram - destaca Teixeira.

Hemocentro de Santa Maria precisa com urgência de sangue O negativo

O médico tem uma pequena equipe que o ajuda na montagem da Casa de Cultura: um historiador com experiência em montagem de museus e um designer de interiores para trabalhar os ambientes e a distribuição do material. Mas, a principal ajuda vem da filha Gisele Teixeira. Ela, que é jornalista formada pela UFSM, mora na Argentina e veio passar as festas de final de ano em Caçapava do Sul. Só que, logo depois, a Argentina fechou a fronteira com o Brasil e ela não conseguiu retornar mais. Desde então, ela se debruça sobre as relíquias.

- O projeto cresceu bastante depois que lançamos a ideia. Meu pai tem uma coleção muito grande, que ele vem juntando durante toda vida. Mas também temos recebido muitas doações de objetos, fotos... Muita gente querendo ajudar. Tem sido um período muito bom, de conexão e de reviver memórias - conta Gisele.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Arquivo Pessoal
Um dos cômodos recria uma sala de jantar

ATRAÇÕES
Alguns ambientes do museu recriarão os cômodos de uma casa antiga, com sala de jantar, quarto de casal e de crianças, cozinha e galpão. Além destes espaços de acervo pessoal, uma sala será reservada para exposição de objetos de outros colecionadores e exposições temporárias. A casa terá, ainda, uma mini-galeria de arte para exibição de obras de artistas locais e sala para mostra permanente de objetos de som e imagem. Contará também com um espaço em homenagem às costureiras e artesãs da cidade, que será usado para cursos e oficinas de trabalhos manuais. Em um segundo momento, a ideia é inaugurar um pátio cultural ao ar livre. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O acervo inclui muitos objetos curiosos, mas entre as peças mais significativas da Casa de Cultura está o órgão da Igreja Matriz de Caçapava do Sul, de 1930, que estava abandonado e foi totalmente restaurado. 

- A recuperação do órgão da Igreja é um caso de ressurreição, quase um milagre - brinca Juarez Teixeira. 

O museu também terá um gramofone, projetor de cinema, piano, móveis centenários como cristaleiras, uma cadeira de balanço que pertencia à bisavó de Teixeira, além de objetos que remetem à memória afetiva do século passado, como um cantinho dedicado a brinquedos que caíram em desuso, como cinco-marias, boneca de pano, gado de osso e bodoques.

Mais informações sobre a Casa de Cultura podem ser obtidas pelo Facebook e Instagram do projeto. 


style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Arquivo Pessoal
Órgão foi completamente restaurado. Veja o antes e o depois

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região tem alerta de tempestade para esta terça-feira Anterior

Região tem alerta de tempestade para esta terça-feira

Próximo

Feira do Mallet passa a ocorrer duas vezes por semana

Geral