MDB mexerá na bancada eleita na Assembleia para abrigar suplente

Jaqueline Silveira

MDB mexerá na bancada eleita na Assembleia para abrigar suplente

Embora o MDB não trate, ainda, publicamente, o partido trabalha nos bastidores da bancada estadual eleita para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa para Carlos Búrigo, que não se reelegeu e ficou de segundo suplente no Legislativo. Aliado e muito próximo ao ex-governador José Ivo Sartori (MDB), Búrigo foi fundamental no apoio a Eduardo Leite (PSDB) em Caxias do Sul, Região da Serra. Apesar de Sartori ficar neutro na campanha, seu ex-secretário foi para rua pedir votos ao tucano.

Por esse motivo, o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), e a bancada na Assembleia, constituída de seis deputados, têm compromisso com Búrigo pela sua contribuição na campanha de Leite. É praticamente certo que dois deputados irão despachar no Piratini. Com isso, abre duas vagas, um será de Rafael Braga Librelotto, e outra, de Búrigo.

Os secretários devem sair entre três deputados reeleitos: Juvir Custella, que foi secretário de Logística e Transportes no primeiro mandato de Leite, Vilmar Zanchin e Beto Fantinel, que é de Dona Francisca. Patrícia Alba também foi reeleita, mas não apoiou Leite ao governo.

Um deputado federal também deve ser indicado pelo MDB para o secretariado. Reeleito para a Câmara, Márcio Biolchi, que foi chefe da Casa Civil e secretário de Desenvolvimento Econômico de Sartori, é cotado para voltar para o Piratini. Se isso se confirmar, Giovani Feltes, que ficou de primeiro suplente, assumiria a cadeira em Brasília. Ele foi outro nome que abraçou a candidatura de Leite num momento de muita divisão do MDB. Gabriel Souza e o restante do partido também querem valorizá-lo a exemplo de Búrigo. Outra possibilidade é Feltes compor o secretariado. No governo Sartori, ele foi titular da Fazenda.

Como o MDB tem o vice-governador, certamente, garantirá um espaço generoso no Palácio Piratini neste segundo mandato de Leite.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher é atingida com golpes de faca no peito pelo ex-companheiro em Santa Maria Anterior

Mulher é atingida com golpes de faca no peito pelo ex-companheiro em Santa Maria

Santa Maria registra aumento nas ocorrências de racismo e injúria racial em 2022 Próximo

Santa Maria registra aumento nas ocorrências de racismo e injúria racial em 2022

Geral