Beijos que bombam na internet

Manifestações de pessoas do mesmo sexo, na vida real e na ficção, viram assunto no mundo online

Gabriela Perufo, especial

"

Dezenas de casais se reuniram no Calçadão de Santa Maria para uma mobilização chamada "beijaço" no último dia 12. Vários casais, homossexuais e heterossexuais se beijaram ao mesmo tempo com o objetivo de conscientização sobre a diversidade sexual. O que reuniu os casais no coração da cidade foi o Facebook, depois do relato de uma amiga de um casal de meninas. Elas teriam se beijado dentro do shopping e teriam sido interrompidas por um segurança - o shopping nega. A história mobilizou muita gente que acabou criando o evento na internet que terminou com o "beijaço".

Mas a internet não foi palco apenas do relato e da mobilização: rendeu um debate de internautas que se manifestaram sobre o assunto. A repercussão contabilizou pelo menos 691 comentários, 516 compartilhamentos e mais de 2,8 mil curtidas na fanpage do Diário no Facebook. Enquanto parte dos internautas se posicionou contra a atitude, outros defenderam a ação, e até trocaram ofensas.

Outro fato que envolve o beijo entre dois homens também é centro das atenções na internet: o possível beijo gay na novela Amor à Vida, que, caso aconteça, será o primeiro em horário nobre na TV brasileira. Os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) roubam as atenções dos protagonistas e ocupam boa parte do tempo dos capítulos. O autor da trama, Walcyr Carrasco, já teria autorização da emissora para colocar no ar beijo entre os personagens. No Twitter e no Facebook, os noveleiros que torcem para o casal usam a hashtag beijalogo.
- O beijo gay seria mais um avanço trazido da própria sociedade, que caminha em conjunto com a teledramaturgia. Uma é reflexo da outra. Mas colocar ou não um beijo gay no roteiro é uma decisão autoral - considera Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo (USP).

O primeiro beijo em rede nacional é um passo na luta pela igualdade

O sociólogo e psicólogo Francis Moraes de Almeida, professor da UFSM, concorda com Alencar e ainda salienta que um beijo entre dois homens, em rede nacional, é importante na luta pela igualdade.
- Quando um casal gay ganha destaque em uma novela da TV aberta, em horário nobre, não causa um impacto direto na sociedade, mas transmite a mensagem de "vamos acabar com esta barreira". Não causa modificações no comportamento da sociedade, mas mostra que o assunto está sendo superado - conclui.

A internet repercute muito mais

A jornalista formada na UFSM e doutoranda em comunicação pela USP Stefanie Carlan da Silveira explica que o grande número de comentários na internet mostram que as pessoas querem expressar suas opiniões e serem reconhecidas.
- Ao contrário do que a gente pensa, isso não é diferente do mundo off: é exatamente igual. As pessoas na internet são as pessoas na vida off line. Ninguém é melhor ou pior no Facebook. A diferença é que offline a gente não costumar ter contato com tantas pessoas ao mesmo tempo e ouvir tantas opiniões diferentes ao mesmo tempo - avalia.

O movimento de repercussão na rede é maior porque há mais pessoas conectadas, disponíveis e querendo que o outro as enxergue e reconheça.
- Se tivéssemos uma ágora no modelo grego na Praça Saldanha Marinho, pode saber que ia estar cheio de gente lá dando a sua opinião. A diferença é que a ágora moderna são as redes sociais com um alcance geográfico e temporal infinitamente maior do que a antiga. Se oferecessem às pessoas a possibilidade de fazer algo de casa ou na rua, obviamente a maioria escolheria a opção caseira.

Pessoas querem se m"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O pé de plátano, que dá nome ao bairro perto da ERS-509, pode ser cortado

Próximo

Justiça garante acesso da imprensa às audiências do caso Kiss

Geral