oportunidade

Mais de 500 pessoas buscaram vaga de trabalho no Feirão de Empregos de Santa Maria

Mais de 500 pessoas buscaram vaga de trabalho no Feirão de Empregos de Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Em um cenário com cerca de 9,4 milhões de desempregados no Brasil, ações que incentivem a contratação e facilitem o diálogo com empresas são uma alternativa para colocar mais pessoas no mercado de trabalho. No Rio Grande do Sul e em Santa Maria, um exemplo disso é o Feirão de Empregos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A edição deste ano ocorreu nesta quarta-feira (3) na sede do Senac, em Santa Maria. No local, dez empresas de diferentes áreas ofertaram 280 vagas de emprego.

- O Feirão de Empregos é um evento importante dentro da Feira de Oportunidades do Senac, que ocorre anualmente após o Dia do Trabalho, para que consigamos mostrar para as pessoas as vagas e as opções disponíveis em todas as cidades do Rio Grande do Sul. Aqui em Santa Maria, as empresas recebem currículos, fazem processos seletivos e conversam com os candidatos. O principal objetivo é ligar a empresa que precisa de alguém qualificado com as pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho - explica Paula Machado Correa, 42 anos, diretora do Senac Santa Maria.

O dia foi movimentado no Feirão de Empregos, no Senac. No total, 549 pessoas passaram pelo local em busca de trabalho durante toda a quarta-feira (3). As empresas presentes realizaram 2.541 atendimentos no dois turnos, já que cada candidato podia deixar currículo e visitar a sala de quantas empresas tivesse interesse.

Além disso, também foram realizadas palestras em Santa Maria e cidades de abrangência. Com o restante destas ações, o balanço do Senac totalizou 2.673 atendimentos na Feira de Oportunidades, que ainda seguirá com oficinas e outras atividades até o dia 5 de maio (veja mais informações aqui).

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

No espaço, cada empresa tinha uma sala e adotou uma logística, sendo que algumas apenas recebiam currículos, outras faziam entrevistas e já davam encaminhamento para as vagas. Além da oferta de emprego, no Feirão também era possível ter auxílio para elaborar um currículo por meio de uma oficina gratuita do Senac.

Mercado de trabalho em Santa Maria

No primeiro trimestre de 2023, o saldo de Santa Maria foi positivo no mercado de trabalho, isso porque foram feitas mais admissões que desligamentos no acumulado entre janeiro, fevereiro e março. Neste período, foram gerados 230 novos empregos formais, sendo que a maior parte foi registrada no terceiro mês do ano (134). No total, são 60 mil pessoas com carteira assinada em Santa Maria. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Primeiro trimestre de 2023

  • Saldo: 230 novos empregos, sendo distribuídos pelos setores:
    • Agropecuária: 15
    • Indústria: 62
    • Construção: 126
    • Comércio: - 147
    • Serviços: 174

Agora, com o Feirão de Empregos, a expectativa é aumentar as estatísticas, direcionando os trabalhadores para as empresas com demanda.

Uma das candidatas que tentava uma recolocação no mercado de trabalho por meio do Feirão de Empregos era Raquel Medianeira Flores, 50 anos. Desde outubro de 2022, ela está procurando vagas em Santa Maria.

- Ano passado trabalhei na Sulclean e pedi as contas por causa de um problema de família. De lá para cá, não tenho conseguido trabalho, tenho feito alguns (trabalhos) extras, mas precisamos do emprego por causa da carteira assinada, que garante direitos. Agora, vim para ver se consigo de novo uma vaga na Sulclean e vou tentar também deixar meu currículo em outras empresas daqui. Vamos ver se meu perfil se encaixa em alguma - relata Raquel.

A busca por um emprego também faz parte da realidade de Kamile Rocha dos Santos, 20 anos. Há três meses, ela está procurando uma vaga de trabalho em Santa Maria. Um dos planos para o futuro é conseguir pagar a faculdade com um novo emprego. No Feirão de Empregos, Kamile decidiu priorizar os cargos em mercados.

- Eu vim porque estou desempregada e preciso de um trabalho, espero que dê certo. Nos mercados, com redes maiores, penso que dão mais oportunidades, principalmente, para os jovens, com ou sem experiência. Sempre estamos vendo gente nova entrando (nestas vagas) - conta Kamile.

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Parceria

O Feirão de Empregos do Senac tem apoio da Agência FGTAS/Sine de Santa Maria, do Sindilojas, do Sindigêneros e da prefeitura. Com o Executivo municipal, a parceria foi feita por meio do programa Emprega Santa Maria.

- A proposta do programa é oportunizar vagas para aqueles que estão fora do mercado de trabalho. O poder público, através do Emprega Santa Maria, fomenta essas oportunidades e o Senac é nosso parceiro, inclusive na qualificação e, agora, com a oferta de empregos também. Formamos essa parceria porque entendemos que o melhor programa social é o emprego, que gera renda e dignidade - comenta João Chaves, secretário de Desenvolvimento Social.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais três óbitos por dengue são confirmados no RS e outras cinco notícias para você ficar sabendo Anterior

Mais três óbitos por dengue são confirmados no RS e outras cinco notícias para você ficar sabendo

Equipe de robótica da UFSM participa de competições mundiais Próximo

Equipe de robótica da UFSM participa de competições mundiais

Geral