Lula e Bolsonaro estão no 2º turno das eleições presidenciais

Denzel Valiente,Jaqueline Silveira

Lula e Bolsonaro estão no 2º turno das eleições presidenciais
Atualizado as 14:18 de 03 de outubro de 2022.

.

Às 21h28min deste domingo, 2 de outubro, com 96,93% das urnas apuradas e sem chances de virada, os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram confirmados na disputa no segundo turno das eleições presidenciais. A ida para a segunda etapa entre os dois já era prevista pelos principais institutos de pesquisa.

Lula pontua até então 54.887.668 votos (47,89%). Bolsonaro chegou a 50.117.086 votos (43,70%)

Na sequência, figura em terceiro lugar a candidata do MDB, Simone Tebet, seguida por Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo).

Um cenário de polarização

O duelo entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a ser ensaiado para as eleições de 2018, mas não ocorreu. À época preso por ter sido condenado em 2ª instância pela Justiça por corrupção, o petista não pode concorrer, e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) o substituiu já com a campanha em andamento. Com as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por considerar que a Vara Federal de Curitiba não era competente para julgá-lo, Lula foi solto em novembro de 2019, após 580 dias preso. A decisão teve como consequência também sua elegibilidade, ou seja, o deixou apto a disputa à presidência neste ano.

O confronto entre Bolsonaro e Lula é protagonizado em 2022 e em alta tensão. Os dois líderes de direita e esquerda centralizam a disputa no país com uma polarização que beira à radicalidade com situações envolvendo casos de violência, inclusive com morte, por motivação política entre apoiadores. O tom agressivo também foi parar no horário eleitoral. Especialmente na reta final, os dois presidenciáveis trocaram acusações.

Leia também:

Hamilton Mourão é eleito senador pelo Rio Grande do SulOnyx e Leite disputam o segundo turno das eleições para o governo do Estado

Jair Bolsonaro

Posse do presidente Jair Bolsonaro em 2019. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Natural de Campinas (SP), Jair Messias Bolsonaro tem 67 anos e é filiado ao Partido Liberal (PL). É formado em Educação Física e Ciências Militares. É capitão reformado do Exército. Foi eleito como 38º presidente do Brasil em 2018, quando estava no Partido Social Liberal (PSL). Disputa a reeleição à Presidência. Em 1988, foi vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão e deputado federal pelo Rio entre 1991 e 2018. Na campanha, defende a continuidade da gestão baseada em valores conservadores representados por Deus, Pátria, família, vida e liberdade. É de direita.

Coligação: Pelo bem do Brasil (PP / REPUBLICANOS / PL)

Lula

Lula da Silva votando no primeiro turno em 2022. Foto: Ricardo Stuckert (PT)

Natural de Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva tem 77 anos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2002, tornou-se o 35º presidente do Brasil e foi reeleito em 2006. É formado em Tornearia Mecânica pelo Senai Conde José Vicente de Azevedo e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Em campanha, defende a revogação do teto de gastos, o aumento do salário mínimo e o investimento em programas sociais. É de esquerda

Coligação: Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV / SOLIDARIEDADE / PSOL/REDE / PSB / AGIR / AVANTE / PROS)

Leia mais sobre as Eleições 2022Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja o que falaram Lula e Bolsonaro após o resultado do primeiro turno Anterior

Veja o que falaram Lula e Bolsonaro após o resultado do primeiro turno

Santa Maria vai oficializar adesão ao programa “Cidade empreendedora” durante a Mercopar 2022 Próximo

Santa Maria vai oficializar adesão ao programa “Cidade empreendedora” durante a Mercopar 2022

Geral