Foto: Ricardo Stuckert (Presidência da República)
Lula foi recebido pelo papa Leão 14 no Vaticano, na manhã desta segunda-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva se reuniram, nesta segunda-feira (13), com o pontífice Leão 14, no Vaticano. O encontro abordou temas como religião, fé, o combate à desigualdade social e os desafios globais enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a audiência, Lula defendeu a necessidade de um movimento global de indignação contra a desigualdade.O presidente contou, ainda, ao papa sobre sua relação de longa data com importantes religiosos brasileiros, entre eles dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler. Também comentou sobre a influência das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação pessoal e política.
Além disso, o presidente mencionou sua participação no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e destacou que, em dois anos e meio de governo, o Brasil foi retirado pela segunda vez do Mapa da Fome. Segundo Lula, o país, agora, busca ampliar esse debate no cenário internacional por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
COP 30
Durante a conversa, Lula convidou o Papa Leão 14 a participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada pela, primeira vez, no coração da Amazônia, em Belém. Devido às comemorações do Jubileu, o pontífice informou que não poderá comparecer, mas garantiu a presença de representantes do Vaticano no evento.
Ao final da audiência, presidente afirmou em sua rede social ter ficado satisfeito ao saber que o papa pretende visitar o Brasil em um momento oportuno. “Ele será recebido com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, disse Lula, lembrando a recente demonstração de devoção popular durante o Círio de Nazaré, em Belém, e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo.
Acompanharam o presidente no encontro, além da primeira-dama, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.