Lobisomen do Perau engarrafado: conheça a história da cervejaria que une boas histórias e cervejas especiais

Lobisomen do Perau engarrafado: conheça a história da cervejaria que une boas histórias e cervejas especiais

Foto: Vinicius Becker

Torneiras disponíveis para consumo no local

Comemorado nesta sexta-feira (1º), o Dia Mundial da Cerveja celebra uma tradição centenária e a importância de uma bebida que hoje movimenta bilhões de reais no Brasil.O país registra cerca de 1.847 cervejarias, presentes em mais de 700 municípios, com maior concentração nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


O sul do país, especialmente o Rio Grande do Sul, mantém tradição forte no consumo. Indicadores mostram que os gaúchos consomem cerca de 6,86 litros por pessoa ao ano em casa, valor acima da média nacional, que gira em torno de 5,7 litros. Já em termos de oferta, o Estado se destaca: é o segundo com maior número de cervejarias e apresenta o maior número de estabelecimentos por habitante, com cerca de uma cervejaria a cada 32 mil habitantes.


Muitos desses números que colocam o Rio Grande do Sul no topo das pesquisas se devem a um espaço que fica especialmente localizado no coração do Rio Grande e conta com a parceria do Clube D+: a Zagaia Brewery, nome que cresce cada vez mais no dia a dia do consumidor santa-mariense.

                

A Zagaia existe desde 2016, na ideia de reunir amigos e familiares para celebrar os bons momentos aqui em Itaara. A distribuição é feita principalmente na região central do Estado, seja para empresas ou até mesmo para eventos particulares – explica Denys Coelho, criador da empresa.


História que se une a lenda urbana da região

Foto: Vinicius Becker

A história da cervejaria se une com a da Região Central. A lenda do lobisomem do Perau, que descreve um bicho que nasceu, cresceu e até hoje vive no Perau – estrada histórica que liga Santa Maria e Itaara. A lenda ainda conta que o ser assombrou primeiro o Campestre do Menino Deus, e que fugiu pelo Perau, mas acabou sendo capturado. A lenda continua sendo dita até os dias atuais, mas também de outra forma, desta vez, com um rótulo, que é o carro chefe da Zagaia. De acordo com Denys, a Lobisomem do Perau é uma bebida de “arrepiar o pelo”.


A lobisomem do Perau é a nossa cerveja mais conhecida e consumida, e ela traz com ela toda a história que envolve a lenda do lobisomem. A cerveja é um tipo bastante forte, com um lúpulo bem forte, limpa, seca e sem aspereza.- descreveu, enquanto apreciava uma unidade dela.


Da colheita ao copo

A produção da cerveja segue um processo técnico e rigoroso que começa com a malteação, etapa em que grãos de cevada são umedecidos, germinados e depois secos, ativando enzimas que mais tarde permitirão transformar o amido em açúcar. Esses grãos maltados são moídos e seguem para a brassagem, onde são misturados com água quente, em temperaturas controladas, para formar o mosto, uma espécie de caldo adocicado que concentra os açúcares fermentáveis. Esse caldo é fervido e é nesse momento que se adiciona o lúpulo, ingrediente responsável pelo amargor, aroma e também pela conservação da bebida.

Foto:Vinicius Becker

- Nosso processo é longo, temos todos eles bem estabelecidos e separados, para que se tenha o melhor resultado possível. Na adega, é onde a cerveja vai fermentar e maturar, por exemplo e pode se ter a cerveja mais pura possível.- explicou  

Após a fervura, o líquido é resfriado e enviado para a fermentação, onde recebe a levedura, que consome os açúcares e os transforma em álcool e gás. A fermentação pode ocorrer em temperaturas mais elevadas no caso das cervejas do tipo ale, ou em ambientes mais frios e por períodos mais longos nas lagers.
A cerveja passa por um período de maturação, quando os sabores se estabilizam, e a bebida ganha claridade e efervescência. Em seguida, é feita a filtragem e, se necessário, a pasteurização. Por fim, o produto é colocado nas suas embalagens. Todo esse ciclo, que combina tradição e precisão, pode durar de algumas semanas a vários meses, dependendo do estilo da cerveja.


 - Nós temos diversos tipo aqui, e todos tem seus próprios tonéis para fermentação, os maiores ( de cerca de quatro mil litros) abrigam as mais tradicionais, já os menores (dois mil) têm as mais especiais, nossa capacidade diária é de produzir 26 mil litros.- diferenciou sobre o cuidado com os tipos


Espaço para reunir os amigos

A bebida acaba entrando no processo econômico brasieiro de forma orgânica, conecta culturas, gera milhões de empregos e aquece mercados locais. Em Santa Maria e Itaara, já é tradição os eventos que abordam a temática da cerveja, seja ela a tradicional ou mais elaborada. Junto a sua fábrica, a Zagaia disponibiliza um espaço para os apreciadores da cerveja aproveitarem com seus amigos e familiares.


Nosso espaço é de cerca de 700 metros quadrados, e conseguimos receber aos sábados cerca de 300 pessoas, que podem circular por todo o espaço e apreciar os eventos musicais que acontecem. Há também a possibilidade da trilha. Para isso, temos toda uma parceria com o grupo GBS e o Ecotrekking, que são especializados em trilhas na natureza.

Além da area interna, há o espaço externo, onde é possível acompanhar a programação de showsFoto: Vinicius Becker

Para aproveitar o dia da cerveja

  • O quê: Cervejaria Zagaia
  • Endereço: Estrada Alcides Pinheiro, 5.360 - Estação Pinhal, Itaara
  • Horário: Aos sábados durante toda a manhã e tarde
  • Trilha pelo espaço do campo: Das 9h às 16h
  • Compre Online: D+ Delivery

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Último voo entre Santa Maria e São Paulo decola nesta sexta-feira Anterior

Último voo entre Santa Maria e São Paulo decola nesta sexta-feira

Início de agosto terá calor, virada no tempo e risco de temporal no Estado Próximo

Início de agosto terá calor, virada no tempo e risco de temporal no Estado

Geral