transporte público

Levantamentos sobre transporte público em Santa Maria acontecerão a partir de março, afirma secretário

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Nesta segunda-feira, foi prorrogado por mais seis meses o contrato do transporte público da prefeitura de Santa Maria com o Sistema Integrado Municipal (SIM). A prorrogação foi de mais seis meses, passando a valer até 30 de junho de 2022. Até lá, o Executivo segue trabalhando na elaboração de um novo edital de licitação do transporte público na cidade.

A juíza Inaja Martini Bigolin de Souza, da 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Maria, que acatou o pedido de prorrogação do contato, pediu que a prefeitura "apresente cronograma atualizado dos prazos necessários para finalização do preparo da fase interna da licitação, dividindo entre os dependentes de estudo prévio e os de imediato cumprimento em preparo do edital".

Milonga de Kayke Mello é calhandra de bronze na Califórnia da Canção Nativa

A SITUAÇÃO ATUAL

O secretário de mobilidade urbana de Santa Maria, Orion Ponsi, explicou que, no momento, os ônibus da cidade transportam um pouco mais de 50% do volume que carregavam em 2019, antes da pandemia. Essa situação, afirma Ponsi, impede que o executivo tenha número apropriados para a realização da licitação, uma vez que a quantidade de passageiros define todas as necessidades que um eventual contrato exigiria das novas empresas. Atualmente, cerca de 50 mil pessoas utilizam o transporte público da cidade por dia.

- A recuperação desse sistema é extremamente lenta. Parte deste público, ele é formado principalmente por estudantes, cerca de 25% do carregamento total. Com essa alteração nos cronogramas de retorno às aulas presenciais, ele ainda forma um cenário totalmente instável. Instável por que a gente não sabe, ainda, como ele vai se consolidar após terem retornado todas a instituições de ensino - explica Ponsi.

A expectativa do secretário é que a partir de março se tenha uma ideia melhor do cenário que se consolidará após o retorno das aulas e o cenário pós-pandêmico. Entre os meses de março e abril, segundo Ponsi, serão realizados levantamentos para avaliar a tendência do mercado.

- Então a gente terá alguns números mais sólidos, para que a gente possa, aí sim, poder encaminhar o restante do processo licitatório que depende especificamente da definição desse número (de usuários do sistema de transporte público). Para definir o quantitativo de veículos, quantitativo de operadores, quantitativo de quilômetros, número de viagens - afirmou o secretário.

Brasil anuncia doação de 10 milhões de doses de vacina

MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma das exigências do Ministério Público, que atua na mediação entre a prefeitura e o SIM, é que o município exponha, desde já, como está o andamento da preparação de todos os outros itens que serão requisitados no momento que houver a licitação e que não dependam do estudo de demanda, tais como ar condicionados dos ônibus, acessibilidade a ser cobrada em edital e outros itens.

- Todas as decisões técnicas de sistema têm um reflexo do quantitativo de passageiros que vai nos definir qual é a questão financeira operacional do sistema - explica Ponsi. - Hoje nós não podemos pensar em quantitativo de, por exemplo, ar condicionado, de outras coisas, sem pensar quem vai pagar e em quantas pessoas serão divididos esses recursos - justifica o secretário.

Quando perguntado se a justificativa dada ao Ministério Público, dada a exigência de uma resposta, seguiria esse raciocínio, o secretário confirmou, e disse que "não só isso, mas vários detalhes técnicos tem que ser definidos nessa linha".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra mais de 7,1 mil infrações de trânsito em novembro Anterior

Santa Maria registra mais de 7,1 mil infrações de trânsito em novembro

Próximo

Defesa de condenado do Caso Kiss vai recorrer à negativa de habeas corpus no STF

Geral