Jogo de Cintura: olhos nos olhos, o que você faz?

Redação do Diário

Jogo de Cintura: olhos nos olhos, o que você faz?

Jogo de Cintura desta quarta-feira (29) fala de como nos conectamos aos outros nos diálogos cotidianos.

Se você não olha nos olhos dos outros quando conversa, ninguém deve lhe julgar por isto. A pauta é sugestão de Daniela Minello, que tem nas conexões humanas um esteio da vida. Atenta à expressão pelas palavras e pelos gestos, a professora que prepara futuras professoras e professores destaca em suas abordagens a importância do olhar global sobre os seres humanos que sempre serão muito mais do que simplesmente alunos. “Quanta coisa podemos ler só pelo olhar ou por um gesto? Quantos sintomas estão ali bem na nossa frente?”

De fato, o olhar atento pode dar subsídios para uma leitura mais completa e competente de tudo e todos. Mas fato é também que diferentes motivos levam muitos de nós a não querer ou mesmo não conseguir sustentar um contato visual. 

Eis que, em busca de entender melhor as razões disso, cientistas da Universidade japonesa de Kyoto criaram um experimento com 26 voluntários. Estas pessoas precisavam escolher algumas palavras enquanto assistiam a um vídeo com um rosto humano que olhava fixo para a câmera. O efeito da experiência era, afinal, de “olhos nos olhos”. O estudo observou que quando os voluntários quebravam o contato visual com o rosto do vídeo, conseguiam pensar nas tais palavras com mais facilidade. Uma das razões encontradas para a melhora no desempenho a partir desse desvio do olhar é a interrupção do embaraço que um “olho no olho” pode representar nas situações cotidianas. Outra explicação possível é que manter a atenção em mais de uma atividade – no caso, olhar alguém nos olhos e pensar em palavras não relacionadas à pessoa que se olha – consome muita energia, dispersa a atenção e consequentemente diminui o desempenho do raciocínio.

No Jogo de Cintura, Fabiana Sparremberger, Daniela Minello, Deborá Evangelista, Daniele Bressan e eu partimos deste estudo para fazer uma leitura de como a experiência se aplica em nossas vidas, atividades e relações cotidianas. Seja você do time dos tímidos e concentrados ou dos desinibidos e multifocados, esse jogo tá pra você. Vem!

Carla Torres, produtora e apresentadora

Veja mais programas da TV Diário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caravana da Campanha do Agasalho percorre as ruas centrais de Santa Maria neste sábado Anterior

Caravana da Campanha do Agasalho percorre as ruas centrais de Santa Maria neste sábado

A três meses da eleição, cenário nacional está polarizado e Estado dividido Próximo

A três meses da eleição, cenário nacional está polarizado e Estado dividido

Geral