Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)
Personagem durante a programação especial do Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência de Itaara, em 2022, no chamado “mês do Alien Louco”.
Nesta terça-feira (2), Itaara dá um passo importante para potencializar o turismo ufológico. Às 16h, no estande do governo do Estado na Expointer, em Esteio, o governador Eduardo Leite (PSD) assinará a lei que concede o título de Capital Gaúcha da Ufologia ao município da Região Central. A cerimônia contará com a presença do vice-prefeito Zenir Oliveira (PSD) e do secretário de Turismo, Jefferson Pereira, que representam a administração municipal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, Zenir destacou que a lei estadual que concede o título reforça a identidade turística da cidade e abre novas possibilidades de desenvolvimento para empreendedores locais.
— É um passo importante para o nosso município, em especial, a nível regional também, porque, a partir deste momento, o município vai desenvolver mais a questão ufológica. Já visto que temos no município a sede do Museu Internacional de Ufologia, que, este ano, completa 25 anos e a ufologia será um tema importante para nos dar uma identidade turística em Itaara. Então, isso vem para desenvolver, ainda mais, o turismo e também nossos empreendedores locais, que estão muito animados realizando cursos de empreendedorismo, referente na área do artesanato, na área da alimentação — conta.
Museu e novos projetos

Itaara já abriga o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, fundado em 2001, que completa 25 anos em 2026. Registrado nos órgãos oficiais de Museologia do Brasil, o espaço reúne acervo sobre vida extraterrestre, astronomia, arqueologia, paleontologia e evolução da vida. Desde a inauguração do Observatório Bioastronômico Cosmos, em 2019, o museu se consolidou como referência nacional no tema e vem atraindo visitantes curiosos e estudiosos.
Segundo o vice-prefeito, a prefeitura já vem trabalhando para estimular o empreendedorismo vinculado ao turismo ufológico, em parceria com o Sebrae e o Impretur. Cursos de capacitação têm incentivado moradores a investir em áreas como artesanato e alimentação.
Entre os novos projetos, Zenir destacou o plano de construção de um pórtico temático da ufologia, que deve marcar a entrada da cidade. O monumento, avaliado em aproximadamente R$ 600 mil, terá projeto arquitetônico inspirado no tema e deve ser instalado no entroncamento da BR-158 com a Rua Guilherme Curtius, próximo ao museu.
— Itaara ainda não tem uma identidade cultural consolidada. Somos berço da colonização judaica e temos influências italiana e alemã, mas o forte do nosso turismo é a ufologia. O pórtico vai nos dar uma identidade física, mostrando a quem chega ao município que Itaara respira esse tema – ressaltou o vice-prefeito.
Estrada do Perau e acessos
O vice-prefeito também comentou sobre a Estrada do Perau, interditada desde 2024 após as enchentes. Ele informou que a licitação para escolha da empresa responsável pela obra está prevista para 25 de setembro e reforçou que o trajeto é fundamental para o turismo entre Santa Maria e Itaara.
Enquanto isso, a prefeitura realiza manutenções emergenciais e busca alternativas de ligação entre os dois municípios.
— Estamos articulando com Santa Maria a liberação de uma estrada vicinal que pode servir de acesso temporário. Já estamos mobilizando maquinário para garantir mais essa rota, que reduz o trajeto para cerca de 20 minutos — explicou.
Cultura gaúcha
Neste mês, o município recebe, pela primeira vez, também nesta quarta-feira, a Chama Crioula, que conduzida, desde 15 de agosto, pela 13ª Região Tradicionalista de Caxias do Sul. O símbolo permanece na cidade até o dia 13 de setembro, quando será distribuído para entidades da região.
— É um fato histórico para nós. Isso incentiva a população a criar um sentimento de pertencimento, especialmente neste período que reúne Semana da Pátria e Semana Farroupilha — ressaltou Zenir.
Com a oficialização como Capital Gaúcha da Ufologia, Itaara aposta na valorização de sua principal vocação turística, buscando transformar o município em referência no tema e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local e regional.