A iniciativa é uma das ações do plano de reestruturação financeira da autarquia, que ainda inclui a atualização das tabelas de medicamentos, diárias e taxas hospitalares. Estas medidas foram anunciadas em março deste ano, quando os hospitais ameaçaram romper o contrato com o IPE e parar de prestar atendimento pelo plano de saúde dos servidores do Estado em função das dívidas da autarquia e das tabelas desatualizas.
Impacto para a população:No Estado, o IPE Saúde atende cerca de 980 mil usuários. Em Santa Maria, 27 mil pessoas utilizam o serviço.
Em entrevista à CDN, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene afirmou que os repasses devem continuar até o final do ano. Para o próximo mês, os pagamentos devem ocorrer nos dias 5 e 20 de junho.
82% dos atendimentos adultos em Pronto-Atendimentos poderiam ser feitos em unidades de saúde
Com relação às tabelas, Jatene reforçou que a medida não é uma imposição do IPE e relatou que espera a sensibilização das entidades na próxima reunião:
– A tabela não é novidade no processo, nós vínhamos discutindo esse assunto com os prestadores a mais de dois meses e é de, certa forma, uma necessidade por conta de um inquérito civil do Ministério Público, que constatou, junto com a instituição, a prática de pagamento de medicamentos em valores superiores ao que deveriam ser. Nós, na verdade, estamos equalizando as tabelas do Ipe Saúde com os valores de mercado. Então, não é necessariamente uma imposição do Ipe Saúde nesse processo.
Entrevista com Bruno Jatene no Bom Dia, Cidade do dia 30/05
O reajuste é voltado para os valores pagos pelos prestadores em 437 medicamentos. Já as diárias de internação terão um aumento de 15% para os leitos ocupados. A nova portaria também prevê a possibilidade de revisões anuais, de modo a garantir a adequada atualização dos valores aos preços de mercado, assim como apreciação, por parte do IPE Saúde, de pedidos dos prestadores para readequação de preços, sempre que necessário e em observância às referências de mercado.
NOVA REUNIÃO
Agora, com os repasses e a atualização das tabelas, uma reunião entre os prestadores do serviço ocorrerá para repercutir os novos desdobramentos na terça-feira.
Leia mais notícias de Saúde