IFFar e Exército firmam acordo de cooperação

Carmen Xavier

IFFar e Exército firmam acordo de cooperação
Documento foi assinado por representantes da 3ª DE e do Instituto Federal Farroupilha. Foto: Divulgação IFFar

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) assinaram, no início desta semana, um acordo de cooperação técnica para a execução de projetos, programas e ações conjuntas. A iniciativa vai possibilitar a oferta de cursos presenciais e a distância para oficiais temporários e outros efetivos militares. O acordo de cooperação técnica, que foi assinado pela reitora do IFFar, Nídia Heringer, pelo diretor de Extensão, Alcionir Pazatto Almeida, pelo general Sérgio Luiz Tratz e pelo coronel André Portela Batista, da 3ª DE, tem prazo de 60 meses.

A parceria, que começou a ser construída em 2019, ocorreu devido a uma necessidade do Exército, que é a de reconhecer as habilidades adquiridas durante o serviço militar. As ações terão início em Santiago, onde o IFFar já oferta cursos de extensão de interesse do Exército, mas deverão se expandir para outras cidades da região.

Leia também:

Certificada pela Unesco, Escola Perpétuo Socorro realiza projeto ambiental em parceria com a UFNInscrições para ingresso, reingresso e transferência de graduação da UFSM vão até sexta-feiraMEC estende prazo para confirmação de informações do Prouni

Segundo a coordenadora de Extensão Tecnológica, Ana Carla dos Santos Gomes, o interesse do Exército pelo IFFar para preencher essa lacuna surgiu a partir de ações desenvolvidas pelo campus de Jaguari e pelo Centro de Referência de Santiago. Nesses locais, já são desenvolvidos cursos de extensão de Língua Espanhola para a prova de proficiência do exame Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (Dele) e o de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, ofertados em organizações militares da região. Além disso, existe a participação de estudantes militares nos cursos técnico e de formação inicial e continuada voltados à implantação de usinas fotovoltaicas.

Uma próxima reunião, marcada para ocorrer em Santiago, vai discutir quais cursos poderão ser ofertados, conforme demandas do Exército e possibilidades da instituição de ensino. (Com informações do IFFar)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encerra 2º dia de buscas por jovem desaparecido em São Gabriel; polícia trabalha com possibilidade de assassinato Anterior

Encerra 2º dia de buscas por jovem desaparecido em São Gabriel; polícia trabalha com possibilidade de assassinato

Jaqueline Silveira: a 41ª Zona Eleitoral altera locais de votação Próximo

Jaqueline Silveira: a 41ª Zona Eleitoral altera locais de votação

Geral